Apresentação

A Diretoria de Administração e Finanças (DAF) é responsável por toda a gestão patrimonial, contábil, financeira, logística, de pessoal e de tecnologia da informação da entidade. A pasta abrange quatro departamentos: Administrativo, Financeiro, de Contabilidade e de Tecnologia da Informação. Na gestão 2019-2021, a pasta é comandada pelos Auditores-Fiscais Maria Aparecida Gerolamo, Tiago Lima dos Santos e Elias Carneiro Júnior. Ao todo, 33 pessoas integram a equipe de apoio.

Compete à Diretoria de Administração e Finanças a divulgação periódica das demonstrações contábeis e relatórios financeiros da entidade, bem como o cumprimento de obrigações contábeis e fiscais da entidade perante os órgãos de fiscalização e controle, assim como a administração da contabilidade mediante centralização e consolidação das informações contábeis, juntamente com as Delegacias Sindicais. Também compete à DAF a administração da cobrança de mensalidades junto aos filiados e o respectivo repasse de recursos às Delegacias Sindicais e demais instâncias do Sindifisco Nacional.

A diretoria também é responsável pelo provimento de infraestrutura e pela execução dos eventos realizados pela Direção Nacional, inclusive na modalidade telepresencial. Além disso, presta suporte a eventos realizados por outras instâncias, a exemplo do Conselho de Delegados Sindicais (CDS). Também compete à pasta prover toda a infraestrutura tecnológica e de gestão da informação para as atividades do Sindifisco Nacional, abrangendo a infraestrutura física de servidores de dados, a sustentação dos sistemas utilizados pela entidade, a segurança da informação, o suporte aos usuários e às demais instâncias do sindicato, o desenvolvimento de novos sistemas e a modernização tecnológica.

A diretoria também é responsável pela gestão de pessoas no âmbito da Direção Nacional, assim como pela prestação de suporte em Recursos Humanos às demais instâncias da entidade. Competem à DAF a formulação e a gestão das políticas de pessoal, o cumprimento das obrigações trabalhistas, a condução do plano de cargos e salários e demais atribuições relacionadas. Em 2019, a diretoria lançou o Colabore, projeto que congrega todas as ações, políticas e iniciativas relacionadas ao corpo funcional da entidade. Como resultado das novas diretrizes implantadas, o Sindifisco Nacional recebeu, em 2021, a certificação GPTW – Great Place to Work (Melhores Lugares para Trabalhar) em âmbito nacional, como reconhecimento pela seriedade e alta qualidade de sua organização interna, em comparação com empresas e instituições de todo o país.

Em 2020, a Diretoria de Administração e Finanças lançou o Auditor em Foco, projeto pioneiro que, através de um extenso e detalhado questionário, realizou a mais abrangente radiografia já efetuada do cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal, identificando percepções, sentimentos e opiniões dos ocupantes do cargo em diversas dimensões, relacionadas à identidade profissional, às condições do exercício do cargo, ao reconhecimento social, institucional e governamental, à representação sindical, entre outras.

Na atual gestão, foi também desenvolvido o Portal de Serviços, uma plataforma que agrega, em um ambiente virtual prático e seguro, todos os serviços prestados pela entidade aos seus filiados, além de documentos de interesse interno, como resultados de assembleias e relatórios financeiros.