Apresentação

Potencializar os canais de comunicação do Sindifisco Nacional e oferecer novas ferramentas para estreitar o relacionamento com os filiados é o objetivo da Diretoria de Comunicação, representada pelos Auditores-Fiscais Marchezan Albuquerque Taveira e Júlio César Carvalho de Araújo. As diversas ações de comunicação desenvolvidas pela atual gestão integram o projeto “Sindifisco +Perto”.

A reformulação do Boletim Informativo, que ganhou novo leiaute e passou a ser enviado diariamente aos e-mails de todos os filiados, foi uma das primeiras inovações. A Revista Integração passou a se chamar Nova Integração, com formato essencialmente digital, mais abrangente e interativo, sem descartar a versão impressa para os filiados que optaram expressamente por recebê-la. Outro canal reformulado foi a Ouvidoria do Sindifisco Nacional, para receber elogios, críticas, reclamações, sugestões e denúncias de filiados e da sociedade em geral.

Entre os projetos implementados pela atual gestão, destaca-se o Podcast do Sindifisco Nacional, publicado às sextas nas principais plataformas digitais de áudio. O podcast já esteve algumas vezes na lista dos 50 mais ouvidos nas categorias de “política” e “notícias” no Brasil. A atual diretoria também criou listas de transmissão no WhatsApp e no Telegram, para repassar conteúdos em tempo real, com uma adesão total de cerca de 6 mil Auditores-Fiscais até o momento.

Em 2020, foi lançado outro grande projeto, o novo aplicativo do Sindifisco Nacional. Disponível na App Store (Apple) e na Google Play (Android), ele oferece acesso aos canais de comunicação da entidade, push de notícias, integração com os serviços prestados pelas diversas diretorias e opções de acessibilidade, como o leitor automatizado de textos. Através dele, os filiados podem também participar das Assembleias Telepresenciais.

Sob a atual gestão, o Sindifisco expandiu sua presença nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube), que têm sido utilizadas de forma estratégica, marcando a posição da entidade em relação a temas de interesse nacional. Outra iniciativa importante foi o projeto Tributologia, que veicula as propostas da entidade para o aperfeiçoamento do sistema tributário nacional e aborda o assunto com uma linguagem didática e objetiva, buscando contribuir com os debates em curso acerca da Reforma Tributária.

A Diretoria de Comunicação chega a 2021 com o lançamento do novo site do Sindifisco Nacional, mais moderno, responsivo, intuitivo e de navegação simples e rápida. E, tão logo a pandemia de coronavírus arrefeça e as atividades presenciais sejam retomadas na sede da entidade, em Brasília, será inaugurado o novo estúdio da TV Sindifisco, com capacidade técnica para gravação regular de programas e transmissões ao vivo.