Sindifisco nas Bases: Direção Nacional visita mais três cidades
Auditores-Fiscais de mais três cidades – São José do Rio Preto (SP), Campinas (SP) e São Luís (MA) – receberam nesta terça (3) a visita do projeto “Sindifisco nas Bases”. Com o objetivo de mobilizar a classe, diretores do Sindifisco Nacional estão percorrendo localidades de Norte a Sul do país para avaliar conjuntamente o atual momento e construir de forma coletiva estratégias para barrar os ataques contra os Auditores e a Receita Federal.
Em São José do Rio Preto, o diretor-secretário do sindicato, Paulo Roberto Ferreira, reuniu-se com mais de 40 Auditores no auditório da Delegacia da Receita Federal. No encontro, o diretor fez um resumo de toda a conjuntura e pontuou todas as providências que a Direção Nacional vem adotando para enfrentar as interferências externas que põem em risco as atribuições dos Auditores e a missão institucional da Receita.
Entre os assuntos em debate, a reestruturação da Receita, o bônus de eficiência, o ponto eletrônico e o teletrabalho foram alvos de muitos questionamentos, principalmente no que diz respeito à atuação sindical. Os Auditores-Fiscais ainda fizeram perguntas sobre as ações judiciais conduzidas pelo sindicato e sobre as reformas previdenciária e tributária.
No geral, o projeto “Sindifisco nas Bases” foi avaliado positivamente pelos participantes, que destacaram a importância do restabelecimento da confiança entre os filiados e a entidade. “Os Auditores pontuaram que chegou a hora de o sindicato se reinventar. Com a reestruturação da Receita, a atual estrutura sindical não faz mais sentido. É preciso que a classe busque a valorização do cargo se legitimando perante a sociedade, sobretudo no combate à corrupção”, disse Paulo Roberto sobre a reunião.
Em São Luiz, o encontro com cerca de 20 Auditores-Fiscais foi conduzido pelo vice-presidente do sindicato Jesus Brandão, que explicou aos presentes as razões pelas quais o Sindifisco está desenvolvendo esse projeto. Entre elas, discutir as estratégias para valorizar o cargo e colher a disposição da classe para futuras ações de mobilização.
Entre os assuntos tratados, falou sobre as interferências externas na Receita vindas de integrantes do Judiciário, do Legislativo e do Executivo, com destaque para o afastamento indevido de dois Auditores por decisão monocrática do ministro do STF Alexandre de Morais. Abordou ainda temas como ponto eletrônico, teletrabalho, resolução da Anac, que exigiu vistoria dos Auditores para acesso a áreas restritas dos aeroportos, porte de arma, PDI e Bônus de Eficiência, entre outros assuntos.
Em Campinas, a vista do “Sindifisco nas Bases” foi conduzida pelos diretores João Tafner, Julio Cesar Gomes e Ildebrando Zoldan. Eles foram recebidos por quase 30 Auditores-Fiscais na DRF – onde havia um número considerável de aposentados – e no aeroporto de Viracopos. Os presentes manifestaram preocupação com a grave situação institucional da Receita e, embora tenham demonstrado resistência a uma mobilização mais incisiva, concordaram que é preciso adotar medidas para fazer frente aos ataques sofridos pelo órgão.
Os Auditores elogiaram a forma como a Direção Nacional tem encarado a crise, citando o relacionamento do sindicato com outras instituições e seu protagonismo na mídia – em especial no Jornal Nacional, na Globo News e nos editoriais de grandes jornais impressos. Os diretores enfatizaram a necessidade de dar cumprimento às determinações da Assembleia Nacional e aproveitaram a oportunidade para discutir outros temas, como o ponto eletrônico, o teletrabalho, as ações judiciais do Sindifisco e, em Viracopos, o adicional de periculosidade e o caso Anac, que ainda tem gerado apreensão nos Auditores que atuam no terminal.