Direção Nacional se reúne com líder do PSC para tratar da Reforma Administrativa

O diretor de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional George Alex de Souza se reuniu, na tarde da última terça (22), com o deputado federal Aluísio Mendes (PSC-MA) – líder do Bloco PROS, PSC, PTB na Câmara dos Deputados. A reunião teve como pauta as tratativas em torno da PEC 32, a Reforma Administrativa.
O Sindifisco Nacional e outras entidades ligadas aos servidores públicos elaboraram um substitutivo ao texto da PEC, com sugestões de alteração para deixar o texto da Reforma Administrativa mais claro e menos prejudicial aos servidores públicos.
No entanto, para que o substitutivo seja acatado, são necessárias as assinaturas de 171 deputados federais, no caso da tramitação na Câmara, e de 27 senadores, levando em conta que a proposta precisa ser aprovada nas duas Casas Legislativas.
“Há no serviço público excelentes profissionais, pessoas dedicadas e que honram os cargos que ocupam. Estes precisam ser valorizados. Falta o encaminhamento desse texto, que efetivamente trará estímulo ao servidor e que deve contribuir para a melhoria do serviço público”, disse o parlamentar.
O diretor do Sindifisco apresentou ao parlamentar dois temas que são de preocupação dos Auditores-Fiscais: o período de experiência para os novos Auditores e a criação do cargo de liderança. De acordo com George, o deputado disse haver consenso sobre extinguir do texto a previsão dos cargos de liderança.
O deputado ainda afirmou ser contrário ao período de experiência. O líder partidário ressaltou que defende uma avaliação mais efetiva do estágio probatório, com critérios objetivos que realmente avaliem a capacidade do servidor público.
Sobre a estabilidade, Aluísio foi enfático. “Só deveria se aplicar, em seu entendimento, às carreiras típicas de Estado: Fisco, segurança pública, inteligência e diplomacia”, disse ele.