Direção Nacional recebe Auditores-Fiscais aprovados no concurso

Uma comissão formada por quatro dos aprovados no concurso de Auditor-Fiscal foi recebida pela Direção Nacional, nesta terça-feira (8), na sede do Sindifisco, em Brasília. A comissão apresentou demandas dos recém aprovados como local das vagas de lotação e questões relativas ao curso de formação.

A 2ª vice-presidente do Sindifisco, Auditora-Fiscal Natália Nobre, parabenizou os candidatos pelo feito de conquistar a aprovação em um dos concursos mais complexos do país e explicou que a diretoria está acompanhando de perto todas as fases do concurso e inclusive a necessidade de convocação do número máximo de aprovados, ultrapassando os 230 anunciados no edital.

Os aprovados manifestaram preocupação com a convocação de todos os aprovados e sobre o local de lotação. Natália explicou que a administração da Receita Federal ainda não iniciou o concurso de remoção interna e que, em razão disso, ainda não há informação quanto aos possíveis locais de lotação dos novos Auditores-Fiscais.

Natália Nobre relatou o que o Sindicato já realizou em relação às demandas dos candidatos e apresentou sugestões de ações que podem ser implementadas em conjunto para a efetiva solução das demandas. A ideia é continuar sensibilizando os atores necessários para que o número máximo de candidatos participe desde já do curso de formação, o que evitará diversos problemas e facilitará a nomeação mais célere de todos os aprovados, bem como a realização de novo concurso público.

Uma das medidas discutidas foi a realização de reuniões dos aprovados com representantes do Ministério da Gestão e da Inovação, assim como com a administração da Receita para tratar dessas demandas. O diretor-adjunto de Assuntos Jurídicos, Auditor-Fiscal Celso José Ferreira de Oliveira, sugeriu que o grupo formalizasse o pedido para que a Direção Nacional possa oficiar as duas instâncias.

O diretor do Unafisco Saúde, Auditor-Fiscal Adriano Corrêa, propôs a realização de um webinar para que os 449 aprovados possam conhecer o plano de saúde dos Auditores-Fiscais. A data ainda será definida.

Sobre o bônus, os novos Auditores quiseram saber o valor do adicional. Natália Nobre esclareceu que o valor dependerá de algumas variáveis que serão definidas pelo comitê gestor e dependerá do cumprimento das metas institucionais a serem estabelecidas.

A vice-presidente do Sindifisco Nacional também antecipou que o sindicato está preparando um material de boas-vindas, com diversas informações úteis aos aprovados, e criando um grupo no Telegram para se comunicar diretamente com os candidatos aprovados. Além disso, antecipou que a Direção Nacional estará presente em todos os cinco polos da fase presencial do curso de formação para apresentar o sindicato e sanar todas as dúvidas que permanecerem até lá.

Também participaram da reunião os Auditores-Fiscais Luiz Martins Cláudio (diretor de Administração e Finanças), Roberto Kasai (diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensões) e Dejanira Freitas Braga (diretora suplente). Representando os aprovados, participaram os candidatos Ana Luísa Moura, Vitor Neves Souza, Tácito Carneiro Picanço e Rômulo Pereira Brandão Neto.