Direção Nacional participa de evento para aposentados promovido pela DS/Rio de Janeiro

A Delegacia Sindical do Rio de Janeiro promoveu, na segunda-feira (7), o Encontro de Filiados Aposentados, no Windsor Flórida Hotel, no bairro do Flamengo. Dentre os integrantes da mesa estavam o presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Isac Falcão, os diretores e Auditores-Fiscais Roberto Toshiro Kasai (Aposentadoria e Pensões), Wilson Müller (adjunto de Aposentadoria e Pensões), Cleber Magalhães (Assuntos Jurídicos), Adriano Lima Corrêa (Plano de Saúde), José Afonso Silva Ramos (adjunto de Plano de Saúde) e o presidente da DS/RJ, Auditor-Fiscal Luiz Fernando Del-Penho, juntamente com diretores da delegacia.

O objetivo do encontro foi abordar temas relevantes para os filiados aposentados, por meio de um bate-papo informal. Os debatedores trataram durante o dia de assuntos jurídicos, plano de saúde, aposentadoria e pensões.

Dentre os pontos abordados pelo diretor Roberto Kasai estão as principais ações da pasta e pautas importantes como o reajuste do vencimento básico, webinar direcionado para os colegas aposentáveis sobre as opções permitidas pela legislação previdenciária em vigor e paridade entre ativos e aposentados.

“Este é um tema complexo e sensível, que exigirá muito esforço e luta”, disse. Kasai também reforçou que a união entre ativos e aposentados é essencial. “Há necessidade de participação efetiva dos aposentados e dos pensionistas na vida sindical, devido às ameaças que podem se tornar realidade”, acrescentou.

Em sua apresentação, o diretor de Aposentados e Pensionistas também elencou itens de viés político, como a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 189/2021, que pretende criar a entidade gestora única do regime próprio de previdência social da União, colocando todos os servidores públicos sob a gestão do INSS; a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, que trata da Reforma Administrativa; e a Emenda Constitucional (EC) 103/2019, com dispositivo que possibilita majoração de alíquotas de previdência em caso de déficit.

Roberto Kasai lembrou que a Receita Federal do Brasil é composta por um todo e reforçou a importância da unidade entre ativos, aposentados e pensionistas. “Nós construímos a Receita Federal no passado com nosso esforço e trabalho. Hoje, os colegas da ativa constroem a Receita Federal do amanhã. A manutenção e estabilidade das nossas aposentadorias e pensões em valores condizentes com a função que exercemos passa por uma Receita Federal forte, respeitada e valorizada. Então precisamos estar irmanados, ativos, aposentados e pensionistas”, concluiu.

Elogios
A Auditora-Fiscal aposentada Rosely Gavinho esteve no evento e elogiou a atuação da Direção Nacional e da DS. “Os assuntos de todos os painéis eram pertinentes aos nossos interesses. Houve esclarecimentos sobre as nossas ações judiciais pelo jurídico da Direção Nacional, inclusive pelo diretor Cleber Magalhães, esclarecimentos importantes sobre o plano de saúde e muita discussão em torno da melhor forma de mobilizar os aposentados para participarem das nossas assembleias. O diretor Kasai foi preciso em suas observações, nós tivemos oportunidade de dar sugestões e até de reclamar mais atenção ao aposentado”, afirmou.

Conteúdos Relacionados