Assembleias Telepresenciais: adesão das Delegacias é fundamental

A Direção Nacional informa aos Auditores-Fiscais e às Delegacias Sindicais que a solicitação para uso da ferramenta de realização de Assembleias Telepresenciais deve ser feita por cada DS. Em face da necessidade de adquirir previamente as licenças de uso e de garantir os protocolos de segurança do sistema, é imprescindível que as Delegacias Sindicais que queiram usá-la para promover e participar de deliberações assinem os termos de compromisso no Portal de Serviços.

Sem a interveniência e manifestação de cada Delegacia Sindical interessada, a Direção Nacional não tem como facultar aos filiados das respectivas jurisdições o acesso às deliberações telepresenciais de caráter nacional. Isso decorre de explícita imposição do estatuto do Sindifisco Nacional, que, no terceiro parágrafo do artigo 15, estabelece que “as assembleias de que trata este artigo serão instaladas e dirigidas pelas Diretorias Executivas das Delegacias Sindicais”.

Na próxima semana, haverá assembleia telepresencial para deliberar acerca do reajuste do plano de saúde, e algumas Delegacias Sindicais ainda não assinaram os termos de compromisso para utilização da ferramenta, o que inviabiliza a participação dos filiados das correspondentes jurisdições. A opção precisa ser realizada pelo presidente ou pelo vice-presidente de cada DS. Em razão de toda a preparação logística fundamental para a realização segura da assembleia, a Direção Nacional havia reaberto até esta quarta (17) o prazo de adesão.

A Direção Nacional esclarece ainda que o fato de as Delegacias Sindicais solicitarem a adesão à ferramenta não torna o seu uso compulsório no processo deliberativo, seja durante o período de isolamento social pelo qual passamos, seja depois dele. Essa é uma questão que deve ser decidida no âmbito de cada jurisdição. No entanto, não é possível que as Delegacias Sindicais tenham acesso a esse sistema sem que haja o compromisso de utilização responsável e obediência aos protocolos de segurança, o que deve ser formalizado no Portal de Serviços.

As Delegacias Sindicais que formalizarem o compromisso de adesão irão receber, na próxima segunda (22), treinamento de qualificação para coordenação das assembleias telepresenciais.

Conteúdos Relacionados