Direção Nacional discute atraso na concessão de aposentadorias com deputado Rogério Correia

O presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Isac Falcão, e o diretor de Assuntos Parlamentares, Auditor-Fiscal Floriano de Sá Neto, estiveram com o deputado Rogério Correia (PT-MG), na tarde desta quarta-feira (29), no gabinete do parlamentar, para tratar do atraso na concessão de aposentadorias e pensões pelo Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex).
Durante a reunião, os dirigentes explicaram que a centralização dos processos de aposentadoria no Decipex ocorreu durante o governo Bolsonaro, gerando congestionamento de solicitações. Os problemas se agravaram após a Reforma da Previdência, pela falta de pessoal e pela não parametrização dos sistemas, prejudicando os servidores públicos. No caso dos Auditores-Fiscais, o sindicato tem conhecimento que inúmeros processos estão sendo devolvidos aos pleiteantes.
Após a exposição dos dirigentes do Sindifisco Nacional, Rogério Correia convidou a entidade para uma reunião com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a ser realizada nos próximos dias, para discutir o assunto. Ele também assegurou que o Projeto de Lei Complementar (PLP) 189/21, que transforma o INSS no gestor único do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) da União, não terá seguimento no Congresso.
Os representantes do Sindifisco Nacional aproveitaram a oportunidade para informar que a entidade está à disposição para prestar informações ao Congresso caso seja instaurada a Comissão ParIamentar de Inquérito (CPI) das Joias, que ainda depende de aprovação. Segundo Rogério Correia, a iniciativa já conta com 110 assinaturas. Também participou da reunião o assessor parlamentar Alan Trajano.