Diferença remuneratória entre os Fiscos provoca indignação em Itajaí

 

A falta de uma reposição salarial urgente e a constatação de uma significativa diferença na remuneração entre os Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) e a maioria dos fiscos estaduais são algumas das razões para o crescente sentimento de indignação dos Auditores de Santa Catarina. Em reunião com o 2º vice-presidente do Sindicato, Sérgio Aurélio Velozo Diniz, e o diretor-adjunto de Administração, Gelson Myskovsky, na tarde de segunda-feira (23/4), os cerca de 40 Auditores-Fiscais lotados na Alfândega do Porto de Itajaí (SC) demonstraram engajamento no movimento de mobilização pela Campanha Salarial 2012.

Em reuniões distintas com os diretores da DEN (Diretoria Executiva Nacional), tanto os Auditores da área de tributos internos quanto os aduaneiros da localidade deixaram claro que, se necessário, realizarão operação padrão e outros tipos de manifestação de modo a intensificar ainda mais o movimento da Classe na luta por suas reivindicações.

Os integrantes da Diretoria Nacional repassaram aos Auditores informações sobre as ações do Sindicato pela Campanha Salarial e reforçaram a importância da participação de todos na luta pela conquista das demandas.

Sérgio Aurélio relatou detalhes da última reunião do Sindicato com o secretário de Relações do Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça. Ele lembrou que a diferença na tabela remuneratória entre os Auditores dos fiscos estaduais e os Auditores-Fiscais da RFB foi comentada durante a reunião. Na oportunidade, os sindicalistas cobraram uma postura do Governo quanto à questão.

“O Governo aposta na nossa desmobilização para poder ir nos empurrando com a barriga, nos levando a uma situação em que quando formos surpreendidos não teremos como suportar o embate”, alertou Sérgio Aurélio. “Os reajustes de 2006 e 2008 só saíram por que nós radicalizamos o movimento. Fizemos greve nos dois anos. Esse é um Governo que está acostumado com pressão. Se nós não nos mobilizarmos não vamos conquistar nada”, afirmou o sindicalista.

Sérgio Aurélio conclamou os Auditores de Itajaí a participar da mobilização de advertência no dia 9 de maio. “Esse é um dia fundamental, para refletirmos sobre o que realmente queremos fazer”.

Gelson Myskovsky comentou o encontro com o Inspetor da Alfândega do Porto de Itajaí, Auditor-Fiscal José Carlos de Araujo, que demonstrou apoio às justas reivindicações da categoria. Ele ainda falou das reuniões da DEN com os delegados e superintendentes da RFB que têm surtido efeitos positivos. “Todos os superintendentes e delegados que visitamos foram unânimes ao admitir que nosso salário está defasado, necessitando de uma correção urgente”.

Comando de Mobilização – Também participaram do encontro representantes do Comando Regional de Mobilização (9ª Região Fiscal). Os Auditores-Fiscais Eduardo Maia (Cascavel), Ezequiel da Costa Vallin (Londrina), Ederson de Melo Rocha (Paranaguá), Guilherme Andrey Welter (Itajaí), Eduardo Tanaka (Florianópolis), além do presidente da DS Blumenau Gilberto Antonio Dezorzi, e o membro do Comando Local Albino Dalla Vecchia. Também presentes à reunião os Auditores de Florianópolis, Antônio Carlos Silveira e Sérgio Furlan.

Eduardo Tanaka, coordenador do Comando Regional e também membro do CNM (Comando Nacional de Mobilização), deixou os Auditores de Itajaí a par das ações do Comando e, mais uma vez, reforçou a relevância da participação da Classe nas atividades programadas em prol da Campanha Salarial. “Nós temos uma grande responsabilidade no dia 9 de maio. Nesta data, vamos mostrar para o Governo a nossa união e força na defesa dos nossos direitos”.

Visitas da DEN – Com o objetivo de fortalecer ainda mais o movimento em prol da Campanha Salarial, a DEN vem, desde o mês de março, realizando uma série de visitas a unidades da RFB em diversas regiões do país. Santos (SP), São Borja (RS), Uruguaiana (RS), Foz do Iguaçu (PR), Corumbá (MS), Anápolis (GO), Paranaguá (PR), São Paulo, Limeira (SP) e Porto Alegre (RS) foram as localidades já visitadas. Ainda nesta semana, representantes da DEN (Diretoria Executiva Nacional) conversarão com Auditores-Fiscais do Rio de Janeiro (RJ) e Cumbica (SP).

{yoogallery src=[/images/publicacoes/boletins/2012/04abril/Bol647/Itajai]}

Conteúdos Relacionados