Dia Nac. de Paralisação Aduaneira teve ampla cobertura da mídia
Auditores Fiscais da Receita Federal pararam as atividades em portos, aeroportos e zonas de fronteira de todo o País, no Dia Nacional de Paralisação Aduaneira, realizado pela categoria na quarta-feira (23/11). A ação em protesto contra o PL (Projeto de Lei) 5864/16 aprovado no modelo desfigurado por emendas acolhidas pelo relator, o deputado Wellington Roberto (PR-PB), teve grande repercussão na imprensa nacional. Em publicação na tarde de quarta, a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) citou que, segundo o Sindifisco Nacional, “houve alterações desfavoráveis na nova redação do projeto, o que coloca em risco as atividades exercidas pelos funcionários e a autonomia que a Receita Federal tem para fiscalizar”.
O portal de notícias UOL destacou, em publicação no mesmo dia, a principal reivindicação dos Auditores, que motiva as paralisações realizadas desde julho: “O sindicato quer que seja restabelecido o texto original do PL, que teria sido acordado pelo sindicato e o governo em março, mas foi modificado desde que passou a tramitar na Câmara”, registra o noticiário online deixando claro que a exigência se dá no sentido de que o Governo defenda e cumpra o acordo que ele mesmo redigiu e enviou à Câmara.
Já no portal G1 o destaque foi para as paralisações no Porto de Suape e no Aeroporto Internacional de Recife (PE) e no Porto Seco em Foz do Iguaçu (PR). As ações consistiram em fiscalização de 100% das mercadorias, exceto “cargas perecíveis, perigosas ou vivas”. Ao site de notícias, o Sindifisco informou que “o novo texto do projeto de lei abre a porta para a ingerência política na Receita Federal e desmantela a estrutura da instituição”.
A paralisação também ocorreu nos portos em Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS) e Paranaguá (PR), além dos aeroportos de Guarulhos (SP), Tom Jobim (RJ) e Viracopos (SP/Campinas), além da Zona Franca de Manaus. Nas fronteiras, as ações ocorreram em Foz do Iguaçu (PR), Uruguaiana (RS) e Ponta Porã (MS).
Além desses, outros veículos de notícias realizaram a cobertura da paralisação dos Auditores. Confira as reportagens na lista abaixo: