Dia do Luto repercute em toda a mídia nacional

O Dia Nacional do Luto, protagonizado por Auditores-Fiscais em diversas cidades brasileiras na quarta (21), foi destaque nos principais veículos da mídia nacional, que ressaltaram os atos em defesa da Receita Federal. Durante todo o dia, o canal Globo News mostrou as manifestações públicas ao redor do Brasil, sobretudo o protesto em Brasília, que começou em frente ao Ministério da Economia e seguiu até o Senado Federal, onde teve apoio de vários parlamentares. As edições do Jornal Hoje e do Jornal Nacional  – da Rede Globo – também destacaram o tema.

O portal Senado Notícias repercutiu o apoio dos senadores Álvaro Dias (Podemos-RS) – que leu em plenário o documento assinado pelo Sindifisco Nacional –, Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Reguffe (Sem Partido-DF) e Eduardo Girão (Podemos-CE). Na Carta ao Senado, a Direção Nacional do Sindifisco afirma que a Receita começou a sofrer interferência em suas atividades a partir de decisões do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal de Contas da União. Para os senadores, as interferências refletem um retrocesso imperdoável. 

O jornal Correio Braziliense ressaltou a fala do presidente do Sindifisco Nacional, Kleber Cabral. “É a primeira vez na história que o Fisco passa por uma situação tão complicada. As interferências, inclusive, ultrapassam as atribuições dos órgãos. Não é comum o TCU discutir temas que não são da sua alçada, principalmente exigindo nome e número de matrícula de Auditores”, destacou o veículo. 

A colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, publicou a fala do presidente do Sindifisco Nacional sobre a mobilização dos Auditores-Fiscais em relação à transferência do Coaf para o Banco Central. “A troca de informação entre os órgãos federais de controle acabou com a ida do Coaf para as mãos de gente do mercado. A Receita não vai mandar mais nada para lá. E o que vier dele será recebido com desconfiança”.

Com a manchete Auditores fazem protestos contra interferência do governo“, a Folha de São Paulo destacou o documento protocolado pelo Sindifisco no Senado. “Nossa manifestação hoje é uma forma de demonstrar nossa indignação ao conjunto de ataques que a Receita Federal vem sofrendo, muito especificamente em razão do afastamento dos dois Auditores-Fiscais lotados em Vitória, afastados por decisão do ministro Alexandre de Moraes no bojo daquele inquérito do STF”’, afirmou Kleber Cabral. A reportagem também citou a decisão do ministro Alexandre de Moraes suspendendo as 133 investigações sobre pessoas politicamente expostas. 

O jornal O Globo registrou que houve protestos em várias capitais. “A manifestação é no país todo, está ocorrendo em vários pontos do país. O objetivo é buscar apoio da opinião pública, colocando luz sobre o assunto a gente se protege. Protege o órgão de planos que os afetados pela nossa atuação têm empreendido”, declarou Kleber Cabral. “Mais que um contrassenso, o acirramento dos ataques pede uma ação rápida e enérgica da classe”, completou. 

Os sites da Veja, IstoÉ Dinheiro, Valor Econômico, Uol e Metrópoles também deram ampla cobertura ao Dia Nacional do Luto, assim como os jornais O Estado de São Paulo, A Tribuna (Espírito Santo), Zero Hora (Porto Alegre) e Diário de Pernambuco, entre outros. 

Conteúdos Relacionados