Dia de Protesto reunirá carreiras típicas de Estado
O Ato Público do dia 8 de agosto terá a participação de representantes das 22 entidades que integram a Campanha Conjunta das carreiras típicas de Estado. Em reunião realizada na quinta-feira (2/8), no Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho), ficou definido que a manifestação acontecerá em frente ao bloco K do Ministério do Planejamento, a partir das 14h30.
A expectativa é reunir mais de mil pessoas em Brasília (DF) para pressionar o Governo a negociar com as categorias que compõem o núcleo estratégico da burocracia do Estado. “Estamos convocando os Auditores e queremos trazer o maior número de pessoas de outros estados, além dos colegas lotados em Brasília”, antecipou o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue.
Nesta sexta-feira (3/8), o Sindifisco Nacional vai protocolar, em nome das entidades, uma carta solicitando audiência com o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, logo após o ato, com o intuito de abrir efetivamente um canal de diálogo com o Executivo. A diretora-adjunta de Comunicação, Letícia Cappellano, que também participou da reunião, ficou responsável por compilar as modificações sugeridas pelas entidades à minuta de carta elaborada pela Unafe (União dos Advogados Públicos Federais do Brasil).
Também ficou definido que todas as carreiras prestigiarão o seminário promovido pelo Mosap (Movimento de Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas) com o apoio do Sindifisco em favor da aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 555/06, que extingue a contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas. “A ideia é que aproveitemos a presença de deputados e senadores no seminário para solicitar a intermediação deles em favor do atendimento do pedido de audiência com Gilberto Carvalho e também solicitar que os próprios parlamentares participem do nosso ato”, defendeu Delarue.
Logo, os Auditores que tiverem disponibilidade deverão chegar a Brasília na manhã do dia 7 de agosto. Para isso, devem enviar email solicitando a emissão de passagens e hospedagem para darcila@sindifisconacional.org.br e keize@maiorca.com.br. Assim, os filiados poderão participar tanto do seminário no dia 7, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, quanto do Ato Público do dia 8, em frente ao Ministério do Planejamento.
Completando a mobilização do Dia de Protesto Fora da Repartição, as DS (Delegacias Sindicais) devem procurar as representações estaduais das entidades da Campanha Conjunta para articular outras formas de manifestação.