Dezesseis anos depois, Caso Sevilha continua impune (vídeo)


Há exatos 16 anos, na noite de 29 de setembro de 2005, o Auditor-Fiscal José Antônio Sevilha era assassinado em Maringá, no Paraná. A investigação apontou o empresário Marcos Gottlieb como mandante do crime. Gottlieb já havia sido autuado por Sevilha em razão de fraude e subfaturamento em importações e estava na mira de outra investigação.

Por ocasião do julgamento dos acusados do crime, em março do ano passado, o Sindifisco Nacional produziu o documentário “Sevilha: em nome do Estado”, que seria lançado em Maringá. O lançamento acabou não ocorrendo pois o julgamento foi cancelado, em decorrência de problemas de saúde de um dos integrantes do tribunal do júri. Embora tenha sofrido duas remarcações, o julgamento acabou sendo postergado, em razão da pandemia de Covid-19. Até o momento, não há previsão para a retomada do caso.

O documentário pode ser assistido no canal do YouTube do Sindifisco Nacional ou no vídeo abaixo.

O julgamento, iniciado em agosto de 2019, colocou no banco dos réus três dos cinco acusados pelo assassinato: além de Marcos Gottlieb, Fernando Ranea da Costa, apontado como executor, e o advogado Moacyr Macedo, que teria intermediado o contato entre os dois. Outros dois homens também foram indiciados: Wilson Rodrigues da Silva, que nunca foi encontrado, e Jorge Luiz Talarico, ex-policial civil, morto na cadeia quando cumpria prisão preventiva por outros crimes.

Nas duas fases do julgamento, o Sindifisco Nacional esteve presente em Maringá, prestando apoio à acusação e à família do Auditor-Fiscal.

Documentário

Com quase sete minutos de duração, “Sevilha: em nome do Estado” reconstitui os últimos passos de Sevilha no dia de seu assassinato e reúne depoimentos de autoridades e amigos do Auditor-Fiscal. O objetivo do Sindifisco Nacional é demonstrar a indignação com a falta de resolução do caso e a impunidade dos responsáveis, além de evidenciar a situação de vulnerabilidade de Auditores-Fiscais que estão à frente de fiscalizações e investigações que envolvem o crime organizado.

Conteúdos Relacionados