Seminário será na próxima segunda

Começa na próxima segunda-feira (23/5), em Brasília, o primeiro debate do “Ciclo de Seminários Justiça Fiscal e Tributária: Progressividade da Tributação e Desoneração da Folha de Pagamentos”. O evento será realizado a partir de uma parceria entre o Sindifisco Nacional, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos),

O evento ocorrerá no San Marco Hotel, um dia antes do início da reunião do CDS (Conselho de Delegados Sindicais), confirmada para os dias 24 a 27 no mesmo hotel. As despesas dos participantes serão custeadas pelas DS (Delegacias Sindicais) às quais são filiados. Aqueles que desejarem participar devem manifestar interesse por meio dos endereços eletrônicos anamaria@sindifisconacional.org.br e darcila@sindifisconacional.org.br.

Para os Auditores-Fiscais da 1ª Região Fiscal, vale ressaltar que o evento está incluído no Procad (Programa de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas), por autorização da Superintendência. Dessa forma, para comprovar a participação no evento, será necessário apenas assinar a lista de presença.

Programação – A primeira mesa de debates, que começará às 9h30, trará o tema “Progressividade da Tributação no Brasil”. Participarão o economista e doutor em Política Social Evilásio da Silva Salvador, a economista e doutora em Economia Aplicada, Política Social e do Trabalho Rosane Maia e o estatístico e doutor em economia Jorge Abrahão de Castro.

Às 10h45, os participantes poderão conferir os debates da segunda mesa – “Desoneração da Folha de Pagamento”. Os palestrantes serão o 2º vice-presidente do Sindifisco Nacional, Sérgio Aurélio Velozo Diniz, o engenheiro agrônomo e doutor em economia Fernando Gaiger Silveira e o economista e mestre em Ciência Política Carlindo Rodrigues de Oliveira.

À tarde, os participantes do seminário reúnem-se em oficina para debater o tema da desoneração da folha de pagamento e da progressividade da tributação no Brasil. Os resultados das oficinas serão apresentados às 16h30, e, uma hora depois, o público participará de um happy hour comemorativo do evento.

Parceria – A realização do ciclo de seminários é resultado da assinatura de um termo de cooperação técnica formalizado entre o Sindicato, o Ipea e o Dieese, no mês de março. O assunto consta nas discussões da mini reforma tributária a ser anunciada pelo governo e tem relevante repercussão sobre o financiamento da seguridade social.

Por iniciativa do Sindifisco Nacional, o Ipea e o Dieese foram convidados a firmar essa parceria, a fim de promover seminários, estudos e publicações sobre o sistema tributário brasileiro e, consequentemente, familiarizar a sociedade com os temas relativos à tributação.

Como parte dos compromissos firmados no termo de cooperação técnica, ocorrerão quatro seminários para debater progressividade da tributação e desoneração da folha de pagamentos. Depois de Brasília (DF), há previsão de mais três debates para as seguintes cidades: Curitiba (28 de junho), Fortaleza (2 de agosto) e São Paulo (23 e 24 de agosto). Nesse último evento, deverá ser lançada uma cartilha sobre tributação, que será distribuída para a população em geral.

Concluído o ciclo de debates, será elaborada uma publicação conjunta para a qual as três entidades colaborarão com textos técnicos. No fim da publicação, haverá um espaço destinado à compilação das reflexões produzidas durante os seminários.  

Conteúdos Relacionados