Desoneração da folha é criticada em seminário

A desoneração da folha e o impacto dessa medida na Previdência Social norteou os debates do I Seminário “Transparência na Administração Pública” na tarde da sexta-feira (26/4), em São Paulo (SP). Os participantes criticaram a ação tomada pelo Governo, que desonerou a folha de pagamentos de indústrias de diversos setores da economia.

Na opinião do professor e pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Fernando Gaiger Silveira, o Executivo poderia tentar outras formas mais justas para dinamizar o setor industrial. “Acho que a desoneração vai ter um impacto distributivo negativo e que temos que brigar por medidas de financiamento que fortaleçam a Previdência, por que não retirar recursos do sistema S?”, sugeriu o professor do Ipea.

O diretor de Estudos Técnicos do Sindifisco, Luiz Antônio Benedito, que mediou os debates, lembrou que as ideias do Ipea também podem ser conferidas nas produções técnicas que o Instituto tem em parceira com o Sindifisco, como o livro “Progressividade da Tributação e Desoneração da Folha de Pagamentos”, distribuído no seminário.

Nem emprego nem competitividade. Essa é a posição da CNS (Confederação Nacional de Serviço) expressada pelo diretor Econômico da CNS, Fernando Garcia, colocou no seminário, desenganando alguns economistas que acham que a onda de empregabilidade em que o Brasil tem surfado tem a ver com a desoneração.

“O emprego tem crescido em áreas que sequer foram desoneradas”, informou o diretor da CNS, que apresentou ainda uma alternativa à desoneração da folha de pagamentos, a substituição integral da contribuição patronal por uma contribuição sobre a movimentação financeira.

Para a professora de pós-graduação em Economia Política da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Rosa Maria Marques, a desoneração da folha de pagamentos esconde armadilhas que levarão a Previdência Social a conceder futuramente benefícios cada vez menores, até a extinção do órgão.

O I Seminário “Transparência na Administração Púbica” foi uma promoção da DEN (Diretoria Executiva Nacional) em parceria com a DS (Delegacia Sindical) São Paulo. Confira as apresentações dos representantes do OSB (Observatório Social do Brasil) e da ANTC (Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil) feitas durante o evento.

{yoogallery src=[/images/publicacoes/boletins/2013/Abril/Bol895/Galeria_tarde_SP]}

Conteúdos Relacionados