Desempenho da Direção Nacional é aprovado por 60% dos filiados
Conforme os dados da pesquisa de satisfação e avaliação interna realizada pelo Sindifisco Nacional, cerca de 60% dos filiados aprovam o desempenho da Direção Nacional. A sondagem, realizada entre dezembro de 2019 e fevereiro deste ano, teve a participação de 914 Auditores-Fiscais, distribuídos entre todos os estados do país.
Do total de participantes, 684, o correspondente a 74,84%, são do sexo masculino, enquanto 230 (25,16%) são do sexo feminino. Com relação à situação funcional, aproximadamente metade dos filiados que responderam à pesquisa são ativos: 485, o correspondente a 53,06%. Logo em seguida estão os aposentados: 390, ou 42,67% em termos percentuais. Os pensionistas estão em número menor: 39, ou 4,27%, dos participantes.
Considerando a atual conjuntura política brasileira, os Auditores-Fiscais foram convidados a dar uma nota para o desempenho da Direção Nacional, numa escala de zero a dez. Conforme a metodologia da pesquisa, as notas foram assim classificadas: 0-2 (Péssimo), 3-4 (Ruim), 5-6 (Regular), 7-8 (Bom) e 9-10 (Ótimo). Do universo de participantes, 59,9% aprovam a atual gestão do Sindifisco Nacional, classificando-a como boa ou ótima (notas acima de 7).
Observando a média da avaliação da Direção Nacional por Estado, os filiados de Tocantins e do Amapá concederam as maiores notas (10), seguidos pelo Acre (9), Amazonas, Maranhão e Roraima (8). As menores notas médias foram apuradas nos estados do Rio de Janeiro (5,9), Santa Catarina (5,6), Piauí (5,5), Paraíba (5) e Ceará (4).
A pesquisa também detalhou a avaliação da Direção Nacional por cada uma das cinco regiões do país, chegando ao seguinte resultado: no Centro-Oeste, 68% dos participantes aprovam o desempenho da Direção Nacional; no Nordeste, esse índice é de 64% e no Norte, 82%. No Sul e no Sudeste, os índices foram semelhantes: 57% de aprovação.
Seguindo os mesmos critérios, a pesquisa também pediu para os filiados avaliarem o desempenho das Delegacias Sindicais, atribuindo notas na escala de zero a dez. 56% dos participantes consideram a atuação das DS como ótima ou boa, atribuindo notas acima de 7 nesse quesito.