Sindicato explica origem da duplicidade de cobrança

Na semana passada, a DEN (Diretoria Executiva Nacional) tomou conhecimento de que na prévia dos contracheques de alguns filiados oriundos da Fenafisp (Federação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil) constava um desconto para o Sindifisco Nacional e um outro para o Sindicato Estadual da base da Fenafisp – sendo essa última cobrança indevida, visto que desde o dia 14 de setembro não existe mais a entidade estadual. 

O problema ocorreu porque alguns Sindicatos Estaduais deixaram de cancelar as consignações no Ministério da Fazenda no início do mês. Por conta de o procedimento não ter sido realizado, o ministério rodou a folha e cobrou a parcela indevida. Foi justamente essa falha que gerou a dupla cobrança de mensalidades, quando deveria ocorrer apenas uma.

Assim que soube do ocorrido, a DEN entrou em contato com o Ministério do Planejamento para que as consignações fossem canceladas antes do fechamento da folha de pagamento, mas, infelizmente, não conseguiu reverter o processo.  Das 14 entidades, sete não conseguiram cancelar as consignações. 

Portanto, caberá às DS que sucederam os Sindicatos Estaduais fazer o devido ressarcimento dos valores descontados indevidamente dos seus filiados.

Orientação – A DEN orienta que o filiado que constatar a duplicidade deve procurar sua DS (Delegacia Sindical) para obter informações quanto ao ressarcimento. A Diretoria Executiva também já alertou às Delegacias que deve ser feito o descadastramento da consignação para evitar que o problema se repita nos próximos meses.
 

Conteúdos Relacionados