Deputada quer mobilizar sociedade a favor da taxação das grandes fortunas

O blog Poder Online do portal IG traz entrevista com a deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ), que é relatora, na CSSF (Comissão de Seguridade Social e Família) da Câmara dos Deputados, de um projeto de lei para taxar as grandes fortunas e destinar os recursos para a Seguridade Social. 

Na entrevista, a deputada promete mobilizar a sociedade a favor da taxação das grandes fortunas e afirma que na Comissão de Seguridade Social há um sentimento bastante favorável para a aprovação do projeto. A dificuldade, afirma a parlamentar, é quando a proposta for a plenário.

“É impossível que menos de mil pessoas com patrimônio superior a 115 milhões não possam contribuir para a saúde de 189 milhões e 900 mil. Somente serão tributadas pessoas físicas com patrimônio superior a 4 milhões de reais. As alíquotas serão pequenas e progressivas a partir de 0,4% com nove faixas. Por isso, acredito na sensibilidade do Congresso Nacional”, diz.

O vice-presidente do Sindifisco Nacional, Lupércio Montenegro, afirma que “o Sindicato apoia a taxação das grandes fortunas com destinação de recursos não só para a saúde, como para outras áreas carentes de investimento no país”. Ele destaca ainda um estudo produzido pelo Sindifisco Nacional, com o título “Sistema Tributário – diagnóstico e elementos para mudanças – Como reduzir a carga tributária sobre o consumo e a produção, investindo no crescimento do país”, que traz o embasamento para a questão.

“A implementação do Imposto sobre Grandes Fortunas pode ser uma oportunidade para a prática da justiça tributária, aplicando-se corretamente o princípio constitucional da capacidade contributiva”, ressalta o estudo do Sindicato.

Conteúdos Relacionados