Depois de “Ficha Limpa”, MCCE quer Reforma Política
O MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), organização da sociedade civil integrada por mais de 50 entidades nacionais de diversos segmentos, dentre elas o Sindifisco Nacional, está engajado na Iniciativa Popular pela Reforma do Sistema Político Brasileiro.
A ideia é repetir a experiência do “Ficha Limpa”, quando o MCCE conseguiu o feito histórico de coletar mais de 1,6 milhão de assinaturas de pessoas por todo o país, e tornou o projeto que proíbe políticos condenados em decisões colegiadas de segunda instância de se candidatarem.
Agora o MCCE pretende ir às ruas para debater, mobilizar e coletar assinaturas para iniciar a Reforma Política. O Sindifisco Nacional apoia a iniciativa do MCCE, assim como apoiou a aprovação do Projeto Ficha Limpa, tanto que trabalha pela aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 6/12 do senador Pedro Taques (PDT/MT), que pretende estender os princípios que regem a Lei da Ficha Limpa aos cargos administrativos do Legislativo, Executivo e Judiciário.
A aprovação da PEC 6/12 evitaria que uma pessoa impedida de ser vereador ou ocupar qualquer outro cargo eletivo, em virtude de seus antecedentes, esteja apta a ocupar cargos, como ministro, por exemplo.