Estudos Técnicos divulga análise da arrecadação

Nos últimos 12 meses, a tributação sobre o consumo teve uma redução de 35,31% para 33,98%, em comparação aos 12 meses anteriores. Enquanto que a tributação sobre a renda registrou um aumento de 32,58% para 33,09%. A conclusão faz parte da análise feita pelo Departamento de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional sobre a arrecadação das receitas federais administradas pela RFB (Receita Federal do Brasil) de novembro.

Como vem fazendo mês a mês, o estudo do Sindifisco traduz os dados relativos à arrecadação de tributos federais e os analisa por base de incidência: consumo, renda e patrimônio. O Sindicato reforça que o resultado é fruto do trabalho dos Auditores-Fiscais, inibindo a sonegação e aumentando a presença fiscal.

Para acessar o estudo completo, basta acessar o site do Sindifisco, clicar no link Estudos Técnicos no menu localizado do lado esquerdo da tela e, em seguida, no link Análise da Arrecadação Federal.

Retrospectiva – O Departamento também disponibilizou no site uma série histórica dos valores arrecadados anualmente desde 1995. Foram comparados ainda os desempenhos do período dezembro de 2010 a novembro de 2011, com igual período dos anos de 2009 e 2010, respectivamente.

A DEN (Diretoria Executiva Nacional) reitera que uma tributação mais progressiva e socialmente justa se baseia em maior incidência sobre a renda e menor sobre o consumo. No entanto, a tributação brasileira ainda recai preponderantemente sobre o consumo. 

Diante disso, o Sindicato reforça a defesa da diminuição da tributação sobre o consumo, do aumento sobre patrimônio e renda, e da implementação do imposto sobre grandes fortunas, pois acredita que assim o Estado promoverá maior Justiça Fiscal e Tributária.

Conteúdos Relacionados