DEN conversa com Auditores em Viracopos
Auditores-Fiscais lotados na Alfândega do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), receberam a visita do diretor de Defesa Profissional, Dagoberto Lemos, por conta da Campanha Salarial. “Precisamos fortalecer o movimento para conseguirmos o atendimento dos nossos pleitos. Tem fiscal estadual ganhando bem mais do que os Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, conforme já denunciamos em nosso site”, disse o sindicalista.
Dagoberto informou ainda que, das 27 unidades da Federação, 20 pagam melhor seus Auditores-Fiscais, o que demonstra que os governadores valorizam mais seus Auditores que o Governo Federal. O diretor pediu que os Auditores sugerissem medidas de mobilização de acordo com o perfil da unidade e deu alguns exemplos de como outras unidades estão se comportando, como as de Manaus (AM) e de Santos (SP). “Na capital amazonense, os Auditores estão parando o desembaraço uma vez por semana e os reflexos já começaram a ser sentidos”, disse Dagoberto.
Depois de Santos, Viracopos é a unidade com maior volume de cargas de importação e exportação. Atualmente, os Auditores estão sofrendo para dar conta de um estoque que já chega a 9 mil processos. Não bastasse operarem no limite de sua capacidade, os Auditores ainda foram surpreendidos pela administração com a Operação Maré Vermelha que intensificou as conferências aduaneiras, aumentando ainda mais a carga de trabalho.