DEN se reúne com relator de receita do Orçamento 2013
O presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, o 1º vice-presidente, Lupércio Montenegro, e o diretor de Assuntos Parlamentares do Sindicato, João Santos, se reuniram na manhã de quinta-feira (1º/11) com o deputado federal Cláudio Puty (PT/PA), relator de receitas da Comissão Mista que analisa o projeto de lei que estabelece o Orçamento da União para 2013. Os integrantes da DEN (Diretoria Executiva Nacional) pediram ao parlamentar que leve ao Governo a reivindicação da Classe de reabertura da negociação pela Campanha Salarial 2012.
Os sindicalistas entregaram ao deputado um estudo comparativo da remuneração do Auditor-Fiscal da RFB (Receita Federal do Brasil), produzido pela DS (Delegacia Sindical) Governador Valadares (MG), que comprova a falta de valorização do cargo. O estudo disponibiliza tabelas que comparam a remuneração dos Auditores da RFB com a de outras carreiras da União, com a dos Auditores estaduais e traz outras informações que reforçam a perda de poder aquisitivo da Classe.
“Isso causou uma revolta na categoria, uma vez que, se compararmos a carreira de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil – que tem uma série de atribuições, competências e uma enormidade de tributos para fiscalizar – com outras carreiras e a fiscalização estadual você nota que o retorno que cada Auditor-Fiscal traz para a União é muito superior. Estamos em primeiro lugar em vários aspectos, menos no que se refere às questões salariais”, salientou Delarue.
Os membros da DEN discorreram sobre os motivos que levaram a categoria a não aceitar a proposta de reajuste apresentada pelo Executivo, falaram sobre a mobilização da Classe na luta pela conquista da pauta reivindicatória – com a realização das operações padrão e crédito zero -, e das ações previstas para a continuidade do movimento. “Em fevereiro, está programada a entrega dos cargos de chefia, isso pode provocar uma quebra da ordem hierárquica na Receita Federal e afetar a normalidade do órgão”, afirmou Delarue.
O deputado Cláudio Puty disse que vai conversar com os interlocutores do Governo a respeito das reivindicações da Classe.
Relatório – A Comissão Mista de Orçamento aprovou, na quarta-feira (31/10), o relatório do deputado Cláudio Puty, que eleva de R$ 1,23 trilhão para R$ 1,25 trilhão a estimativa de receitas no Orçamento para o ano que vem. A previsão será inserida na Proposta de Lei Orçamentária de 2013, que precisa ser aprovada no plenário do Congresso até o dia 22 de dezembro, quando começa o recesso parlamentar.
Parte das novas receitas previstas deve ser destinada para suprir déficits com emendas parlamentares. Com a aprovação do parecer, será aberto prazo de apresentação de emendas para que os relatores setoriais definam em que o dinheiro do Orçamento será aplicado.
{yoogallery src=[/images/publicacoes/boletins/2012/11Novembro/Bol780/Reuniao_Puty]}