DEN reúne 52 Auditores Fiscais em oficina parlamentar em Aracaju

O Sindifisco Nacional promoveu Oficina Parlamentar na cidade de Aracaju, nos dias 18 e 19 de junho, com 52 participantes. O evento, cujo objetivo é capacitar Auditores ao trabalho parlamentar, em Brasília e nas bases, foi organizado pela Diretoria de Assuntos Parlamentares em parceira com a DS (Delegacia Sindical) Aracaju. O evento teve entre os treinandos, a presidente, Marli Andrade, e a vice, Arilda Levy Madureira, do Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho) local, além do presidente da DS (Delegacia Sindical) Aracaju,  João Bosco de Queiroz.

No primeiro dia do evento, o analista, jornalista e diretor de Documentação do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Antônio Augusto de Queiroz, o Toninho do Diap, falou sobre os canais de interlocução nos poderes Legislativo e Executivo, ambiente político, oportunidades, conjuntura e análise de casos concretos. Em seguida, o diretor de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional, Celio Diniz Rocha, fez uma exposição sobre as principais matérias legislativas em acompanhamento pela pasta.

Sobre a colaboração de Auditores no trabalho parlamentar em Brasília, disse que “desde o início da gestão, temos democratizado a participação dos colegas, aumentando a quantidade de convites e de colegas em nossa lista de colaboradores, sem qualquer distinção quanto a posicionamentos de ideologia político-sindical. Para nós, o que importa é a união de todos a favor das causas dos Auditores”.

No segundo dia do evento, foi palestrante o graduado em Ciências Econômicas e Direito, pós-graduado em Processo Legislativo, e servidor concursado da Câmara Miguel Gerônimo da Nóbrega Netto, que discorreu sobre o Processo Legislativo. O evento foi considerado um sucesso por organizadores e treinandos; que demonstraram grande interesse e procuraram absorver o máximo de conhecimento dos instrutores, fazendo perguntas e participando intensamente dos debates. 

José Castelo Branco Bessa, diretor Adjunto de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional, ao final do evento, resumiu o sentimento sobre o encontro. “A oficina superou nossas expectativas. E com ela, nossa diretoria foi além do que estava previsto no programa de trabalho de nossa gestão em relação ao Projeto de Capacitação ao Trabalho Parlamentar, tendo realizado três oficinas, quando o projeto previa apenas duas”.

A capacitação dos Auditores não se encerra com a oficina, mas prosseguirá nos convites para que participem dos trabalhos rotineiros da diretoria parlamentar na atuação no Congresso Nacional.

A primeira diretora-Adjunta de Comunicação do Sindifisco Nacional, Regina Ferreira de Queiroz, prestigiou o encerramento do evento.

Conteúdos Relacionados