DEN recepciona 128 novos Auditores e frisa luta pela Classe
Os 128 Auditores Fiscais aprovados no concurso realizado em maio deste ano foram recepcionados na quarta-feira (10/12) pelo presidente do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, e integrantes da DEN (Diretoria Executiva Nacional). O encontro foi realizado na Esaf (Escola de Administração Fazendária) em Brasília, onde está sendo ministrado o curso de formação aos novos Auditores Fiscais.
A DEN convidou todos para uma conversa sobre a importância da participação nas atividades sindicais como instrumento de luta pelos direitos da Classe. O encontro serviu ainda para que a Diretoria apresentasse aos empossados as principais bandeiras defendidas pelo Sindifisco Nacional.
Damasceno frisou aos novos Auditores Fiscais a responsabilidade diária das tarefas assumidas no cargo de Auditor Fiscal. "Ao entrarem em exercício no cargo de Auditor Fiscal, vocês se tornaram autoridades de Estado. A partir de agora vocês têm como principais atribuições o controle aduaneiro do comércio exterior, a constituição do crédito tributário por meio do lançamento e a tomada de decisões no processo administrativo fiscal, atividades das mais importantes para garantir o bom funcionamento do Estado Brasileiro", disse o presidente do Sindifisco Nacional.
O secretário-geral do Sindicato, Rogério Calil, falou sobre a qualificação jurídica do Auditor Fiscal. Ressaltou que muitas das decisões tomadas pela Classe podem influenciar diretamente a vida do contribuinte. Calil lembrou de algumas das conquistas do Sindifisco Nacional, como a extinção do MPF (Mandado de Procedimento Fiscal) e colocou à disposição daqueles que se filiarem ao Sindicato os serviços de assistência jurídica e defesa profissional. Os novos Auditores Fiscais também foram apresentados ao Unafisco Saúde e aos benefícios que o plano concede ao usuário.
A Auditora Fiscal Joyce Machado, lotada em Cuiabá (MT), diz que se sindicalizou logo na primeira semana após a nomeação em novembro. "Tenho muito interesse em participar do Sindicato. O Sindifisco já me posicionou sobre o andamento da negociação sobre o Adicional de Fronteira, o Bônus de Eficiência e o porte de arma para Auditores Fiscais".
O Auditor Fiscal Francisco Rebouças, lotado em Brasília (DF), disse que pretende se sindicalizar em breve. Ele afirma que está acompanhando de perto as ações do Sindifisco Nacional. "O Sindicato está aí para defender os interesses da gente. Eu acho que todo mundo deve atuar junto. Isso é fundamental. Acho louvável o Sindicato lutar pela Indenização de Fronteira".
A Auditora Fiscal Cláudia Niquerito, lotada em Marabá (PA), disse que quer se filiar ao Sindifisco. Para ela, a entidade deve "representar as necessidades do servidor dentro da Receita Federal". "É preciso que o Sindicato defenda o que a gente precisa para realizar o nosso trabalho. É importante a aprovação da LOF (Lei Orgânica do Fisco) e a regulamentação do Adicional de Fronteira", disse Cláudia.
Ao final do encontro, o Sindifisco Nacional ofereceu aos Auditores Fiscais um coquetel servido no salão de festas da Esaf.