DEN presta homenagem a filiado centenário

O Auditor Fiscal aposentado Joaquim Pereira da Silva completou 100 anos de vida no dia 23 de julho. A história dele no serviço público começou a ser escrita há 70 anos. No dia 15 de fevereiro de 1946, ingressou no Ministério da Fazenda. São vários exemplos que precisam ser contados.

Muitos fatos podem ser registrados pelos números surpreendentes que servem de exemplo para outros Auditores Fiscais. Do período de fevereiro de 1971 a fevereiro de 1976, foram 1.852 dias trabalhados sem faltar nenhum dia. Anos depois, o aposentado recebe outra certidão de tempo de serviço. De janeiro de 1972 a janeiro de 1982 completou 3.684 dias sem nenhuma ausência ao serviço público.

Em julho de 1963, começou a fazer parte do quadro de Agente Fiscal do imposto do Consumidor e tomou posse na Alfândega de Vitória no mesmo período. Em novembro de 1966, foi promovido e encaminhado para o estado de Alagoas, onde exerceu suas funções no Departamento de Rendas Internas, onde ficou até o final de abril de 1967.

No mês de abril, foi lotado no interior do estado do Rio de Janeiro. Em fevereiro de 1967 voltou para o Espírito Santo e exerceu a função de auxiliar de fiscalização. Em setembro de 1970 foi designado a exercer a função de assessor chefe da delegacia da Receita Federal.

Quando ainda trabalhava Joaquim Pereira era conhecido por tratar o contribuinte com respeito.

“Não somos algoz dos empresários, somos orientadores, para que ele cumpra suas obrigações tributárias”, afirmou o aposentado.

Em 1982, Joaquim Pereira da Silva se aposentou logo que teve problema de saúde. Ele precisou colocar ponte de safena. O aposentado deixou o serviço público, mas deixou marcas do trabalho. Ele ficou conhecido pelos colegas como comunicativo, vaidoso e estudioso. Nascido em Pelotas (RS), é apaixonado por esportes, principalmente, pelo futebol.

Há um ano teve uma perda muito grande, a da esposa. O casal viveu junto por 70 anos. O aposentado buscou forças nos estudos e na leitura. Joaquim Pereira tem preferência por romance histórico. Estudar outros idiomas também está na sua rotina diária.

O centenário do Auditor Fiscal aposentado Joaquim Pereira da Silva foi comemorado pela DEN (Diretoria Executiva Nacional). A diretora de assuntos de Aposentadoria e Pensões, Nélia Cruvinel Resende esteve em Vitória/ES, na quarta-feira (17/8), para homenagear Joaquim Pereira da Silva. Na ocasião também estavam os diretores da DS (Delegacia Sindical) da região capixaba, Luciano Teixeira, Sther Nemer, Ronaldo Loureiro, Deborah Guimarães e pela aposentada Lucia Helena Amorim.

Para receber os convidados da DEN e da DS, o aposentado Joaquim Pereira não deixou a vaidade de lado. Ficou elegante e correu para pentear os cabelos. Joaquim recebeu a todos com muita alegria e deixou claro que a presença dos colegas o fazia muito feliz.

 

Em julho, quando completou 100 anos, a família preparou uma festa que contou com a presença dos colegas da DS/Vitória. Na ocasião, com a presença do presidente da DS, Luciano Zamilute, a diretora de Aposentados,Ster Nemer, entregaram ao filiado uma placa comemorativa e também uma coletânea de sua vida funcional e romance.

Homenagens merecidas. Um século de vida e parte dela dedicada ao serviço público. História de cem anos que será sempre lembrada e contada. 

Conteúdos Relacionados