DEN pede direito de resposta à Bandeirantes e à Band News
A DEN (Diretoria Executiva Nacional) encaminhou ao jornalismo da TV Bandeirantes e da Band News FM pedidos de direito de resposta com relação a informações equivocadas divulgadas em seus noticiários.
O primeiro pedido de resposta se refere a críticas feitas pelo o jornalista Ricardo Boechat, na edição do dia 11 de maio, no programa Café com Jornal, da Band News, contra a mobilização dos Auditores Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) e o Bônus de Eficiência. O segundo está relacionado com a reportagem exibida na quinta-feira (17/5), no Jornal da Band, sobre a greve da categoria e o Bônus.
Nas notas encaminhadas às emissoras, o Sindifisco Nacional responde um a um os pontos atacados pelo jornalista e também pela reportagem. No documento, o presidente do Sindicato, Cláudio Damasceno, ressalta que o Bônus está previsto na Lei 13.464, aprovado em julho de 2017, que regulamenta a campanha salarial da categoria e que o Governo vem descumprindo sistematicamente essa lei.
Sobre a mobilização, a categoria tem mantido os 30% mínimos previstos em lei para as fiscalizações em aduanas. O tempo médio de liberação evidentemente subiu, mas não leva meses, como falsamente muitos empresários alegam. Os despachos diferem de prazo, de acordo com a complexidade. Não duram semanas, como se propala, exatamente por causa da eficiência do trabalho do Auditor. E, eventualmente, quando demoram mais tempo, isso acontece por insuficiência de informações do próprio importador.
Os Auditores Fiscais têm profundo respeito pelo trabalho da impressa brasileira, mas reforçam que a sociedade deve ser esclarecida de forma correta sobre a mobilização, o Bônus de Eficiência e o trabalho realizado pela Classe. A DEN espera que os pontos apresentados a TV Bandeirantes e a Band News FM sejam explicados de forma clara aos telespectadores e aos ouvintes.
Confira a íntegra do pedido de direito de reposta a TV Bandeirantes e a Band News FM.