DEN passa a utilizar simulador público para aposentadoria
A Diretoria de Assuntos de Aposentadorias e Pensões do Sindifisco Nacional informa que a partir do dia 1º de março passará a utilizar o programa público de simulação de aposentadoria disponibilizado no site da CGU (Controladoria Geral da União), o “Simulador de Aposentadoria do Serviço Público”. A ferramenta substituirá o Aposent, descontinuado pela empresa que o criou. Vale ressaltar que os programas públicos podem ser usados por todos.
O simulador facilita a auditoria e a fiscalização dos processos de concessão de aposentadoria dos agentes públicos regidos pela Lei 8.112/1990.
A ferramenta simula todas as possibilidades de aposentadoria previstas na Constituição. A CGU decidiu disponibilizar o programa porque entendeu que seria de grande valia para todos que buscam as melhores regras de aposentadoria.
É importante frisar que a ferramenta é um meio de busca de informação, e que o relatório gerado pelo simulador não tem eficácia legal e nem pode ser utilizado como documento para iniciar o processo de concessão de aposentadoria ou de abono de permanência. Trata-se apenas de uma ferramenta que permite que o agente público verifique as regras previstas na Constituição, de acordo com os dados incluídos no simulador, que são de inteira responsabilidade do usuário.
Para acessar o simulador basta acessar o endereço www.cgu.gov.br/Simulador/Index.asp