DEN participa de audiência sobre representatividade sindical
O Sindifisco Nacional, como entidade integrante do Fonacate (Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado), participou de audiência com o secretário-adjunto de Relações de Trabalho do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), Carlos Artur Barbosa, e seu coordenador geral de registro sindical, César de Castro Haiachi, que tratou da questão da representatividade sindical das carreiras dos servidores públicos, em especial das entidades que compõem o Fórum. Pelo Sindifisco Nacional, participou do encontro o diretor de Assuntos Parlamentares, João Santos.
O pleito do Fórum é que a Secretaria dê celeridade à liberação de registro sindical às entidades que ainda não têm o documento. O registro consolida a existência de uma entidade e tem toda a importância que o caracteriza em termos gerais. É esse documento que pressupõe unicidade com seus consectários, representação, base territorial e localização no sistema confederativo.
Segundo João Santos, “o secretário-adjunto explicou que a Secretaria está dinamizando os seus trabalhos a fim de atender ao pleito das entidades e fará o máximo possível para que os registros sejam concedidos no menor prazo possível”.
Sindifisco Nacional – A entidade passou a existir como pessoa jurídica formal no dia 17 de julho de 2009, quando o Cartório do 2º Ofício de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, em Brasília, expediu seu registro, resultante da unificação entre o Unafisco Sindical e os sindicatos estaduais da base da Fenafisp (Federação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil). Confira matéria da época.