DEN participa de evento sobre tributação

O diretor de Assuntos Jurídicos do Sindifisco Nacional, Wagner Vaz, representou a DEN (Diretoria Executiva Nacional) na última sexta-feira (7/12) do IV Colóquio Internacional do NEF/DireitoGV, com o tema “Tributação Internacional, Tendências da Transparência no Mundo e Rumos do Brasil: Quadros futuros de uma agenda positiva entre Fisco e Contribuinte”.

 O diretor esteve em São Paulo para apresentação no 3º Painel do evento: Receita Federal do Brasil – eficiência, transparência, controle social e troca de experiências internacionais na era da informação. “Na ocasião, abordei a prerrogativa de requisição de dados bancários para a fiscalização. E da preocupação dos Auditores-Fiscais com a justiça fiscal”, disse Vaz.

Além disso, o sindicalista lembrou a plateia, composta por Auditores-Fiscais e servidores da RFB (Receita Federal do Brasil), alunos de pós-graduação da FGV e convidados em geral, a importância do Auditor-Fiscal ter a prerrogativa de requisitar informações e dados bancários globais (movimentação global do indivíduo) independentemente de autorização judicial.

“Para finalizar minha exposição, tratei a importância de não se confundir autoridade com autoritarismo. Autoridade dada a um agente público é exercida em prol da sociedade e não contra a sociedade”, concluiu.

No evento, organizado pela Fundação Getúlio Vargas, foram discutidos ainda temas como Tributação Internacional, Tendências no Mundo/Rumos do Brasil, Transparência, Lei de Acesso à Informação e “Open Government”.

Conteúdos Relacionados