Frasur sugere motes para a mobilização aduaneira
Nesta segunda-feira (12/8), Auditores-Fiscais de todo o país estão deliberando pela participação ou não dos aduaneiros brasileiros na mobilização conjunta com a Frasur (Federação dos Funcionários da Arrecadação Fiscal e Aduaneiros do Mercosul), entidade da qual o Sindifisco Nacional é membro.
Na Assembleia Extraordinária convocada pela DEN (Diretoria Executiva Nacional), a Classe é consultada sobre a adesão ao movimento como forma de protesto ao desmonte das Aduanas nos países que integram a Federação: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai. A proposta é que haja paralisação dos trabalhos, nas unidades aduaneiras de todos os países membros da entidade, na próxima quarta-feira (14/8), no período das 12h às 14h, horário de Brasília. As unidades não-aduaneiras da RFB (Receita Federal do Brasil) deverão, em solidariedade ao protesto, realizar também paralisação de duas horas em horário a ser estabelecido localmente.
Caso a mobilização seja aprovada, e autorizada a utilização dos recursos do Fundo de Mobilização para a confecção do material que será usado nas manifestações, a Frasur solicita que, além dos motes locais, os cartazes tragam também os temas comuns a todos os países, como:
– Fortalecimento da estrutura e pessoal aduaneiro
– Condições de trabalho compatíveis com a importância da Aduana
– Pelo efetivo cumprimento das Convenções da OIT (151 e 154)
– Em defesa das carreiras aduaneiras
– Não ao desmonte dos controles aduaneiros
– Pela dignidade do colega aduaneiro