Visitas no interior paulista reúnem cerca de 60 Auditores

Nesta sexta-feira (24/4), o presidente do Unafisco Sindical, Pedro Delarue, o diretor de Defesa Profissional, Rafael Pillar, e o diretor-suplente Renato Gama se reuniram com Auditores-Fiscais de Taubaté e de São José dos Campos, no interior paulista. Os encontros, que contaram com a participação de cerca de 60 pessoas, fazem parte do cronograma de visitas do projeto “DEN nos Estados”, cujo principal objetivo é discutir a LOF (Lei Orgânica do Fisco) e as atribuições dos Auditores-Fiscais, com a finalidade de mobilizar a Classe em torno de ações de valorização do Auditor-Fiscal. 

Inicialmente, os diretores apresentaram o Programa de Integração e Valorização, que consiste no desenvolvimento de ações de interesse dos Auditores. A receptividade dos participantes foi positiva nas duas cidades. Após a exposição de todos os pontos do projeto, foi aberta uma rodada de debates, por meio da qual os Auditores esclareceram dúvidas e ouviram opiniões dos filiados.

Uma das questões que suscitaram questionamentos foram os debates do Congresso de Unificação, especialmente quanto à continuidade do plano de saúde. “Tranquilizamos os colegas, até porque a existência ou não do Unafisco Saúde não está em discussão, mas apenas a continuidade ou não do CNPJ do sindicato no plano, o que será debatido no ano que vem”, comentou Delarue. A parcela do reajuste prevista para julho próximo e o anúncio do concurso para Auditor-Fiscal, autorizado nesta sexta-feira (24/4), também foram pontos bastante debatidos.

Quanto ao reajuste, os diretores afirmaram que todas as informações são no sentido de que ele será mantido. A decisão sobre isso partiu do próprio presidente da República e apenas uma piora significativa da situação econômica poderia ensejar uma tentativa de reabertura dessa discussão. Entretanto, o presidente do Unafisco ressaltou que a Classe deverá permanecer vigilante e mobilizada em relação a essa questão.

Sobre a autorização para a realização de concurso público, a dúvida que pairou é como ficarão as regras para remoção interna. Delarue destacou que as cobranças da DEN (Diretoria Executiva Nacional) à Cogep (Coordenadoria-Geral de Gestão de Pessoas) da RFB (Receita Federal do Brasil) para tratar do tema são constantes. Na quinta-feira (23/4), por exemplo, representantes do Sindicato se reuniram com a Cogep para tratar desse e de outros assuntos. O Unafisco espera, para breve, que a Administração finalmente crie um grupo de trabalho parta tratar da remoção.

Calendário – Com as visitas desta sexta-feira (24/4), os diretores completam 34 encontros do “DEN nos Estados”. Em virtude da convocação extraordinária da reunião do CDS (Conselho de Delegados Sindicais) para os dias 27, 28 e 29 deste mês, o cronograma de visitas para a próxima semana foi alterado.  

Conteúdos Relacionados