Diretores visitaram mais três cidades
Concluídas as visitas desta quarta-feira (18/3), os diretores do Unafisco cumpriram a meta de levar o projeto “DEN nos Estados” a oito cidades esta semana. Hoje, eles estiveram em Maringá (PR), Aracajú (SE) e Juiz de Fora (MG).
Um dos objetivos do “DEN nos Estados” é integrar os Auditores nas discussões acerca da LOF (Lei Orgânica do Fisco) e das atribuições da Classe. Durante as reuniões, os diretores apresentam para a Classe o Programa de Integração e Valorização, que consiste no desenvolvimento de vários projetos de interesse dos Auditores, além de debater outros assuntos importantes.
Paraná – Na manhã de hoje, os Auditores-Fiscais se reuniram em Maringá, por mais de quatro horas, com o secretário-geral do Sindicato, Rogério Calil, com o diretor de Assuntos Jurídicos, Wagner Teixeira Vaz, e com o diretor-suplente, Agnaldo Neri. Segundo Calil, os temas mais abordados no encontro foram o desvio de função e o desrespeito à autoridade do Auditor-Fiscal. “O debate foi acalorado e percebemos que existe uma maturidade entre os colegas que buscam cada vez mais a integração para lutar pela LOF e pelas prerrogativas da Classe”, disse o secretário-geral do Unafisco.
Sergipe – Em Aracaju, após a apresentação dos projetos da DEN, realizada pelo diretor-secretário, Ricardo Skaf, e pelo diretor-adjunto de Administração, Maurício Zamboni, os sergipanos levantaram vários assuntos que suscitam preocupação entre a Classe.
Segundo Skaf, o valor das diárias de viagem e algumas medidas que estão sendo votadas no Congresso, como a MP 449, foram temas polêmicos levantados durante o encontro. A referida MP altera a legislação tributária e cria nova anistia para devedores em detrimento dos bons pagadores. A questão salarial também foi tema de debates entre os participantes.
Durante o encontro, Skaf e Zamboni destacaram a importância da retomada das discussões sobre a LOF e os Auditores se mostraram bastante interessados. “O encontro também permitiu que os colegas revelassem seus anseios e apontassem acertos e falhas da direção”, comentou Skaf.
Minas Gerais – Em Juiz de Fora, o 1º vice-presidente da DEN, Gelson Myskovsky, e o diretor-suplente, Cláudio Damasceno, fizeram duas palestras. Segundo Damasceno, a LOF foi o assunto mais debatido. “A receptividade das ações da DEN para promover a valorização dos Auditores foi muito boa. Mas os Auditores também se mostraram muito preocupados com LOF e entendem que esse é um projeto que não pode ficar parado”, destacou Damasceno. Os temas campanha salarial e o resgate das atribuições retiradas da Classe por normas infralegais também foram discutidos.
A agenda de visitas do “DEN nos Estados” segue até o mês de maio.