Diretores debatem LOF, campanha salarial e assuntos jurídicos
Dentro do projeto “DEN nos Estados”, diretores do Unafisco visitaram hoje (6/5) as cidades de Itajaí, Blumenau e Londrina. Nas três localidades, os diretores argumentaram acerca da importância de se buscar a valorização dos Auditores-Fiscais e discutiram a implantação da LOF (Lei Orgânica do Fisco), além de responderem questionamentos dos Auditores-Fiscais presentes.
Pela manhã, os diretores Gelson Myskovsky (1º vice-presidente) e Ricardo Skaf (diretor-secretário) estiveram na cidade catarinense de Itajaí. A DS (Delegacia Sindical) local ofereceu um café da manhã, que foi seguido da explanação dos dois diretores. Muitos dos presentes afirmaram não entender por que a administração da RFB (Receita Federal do Brasil) não está discutindo com a DEN (Diretoria Executiva Nacional) a implementação da LOF. “A expectativa dos colegas é de que a LOF se transforme em realidade e eles esperam uma atitude da RFB neste sentido”, explicou Ricardo Skaf.
Os colegas também fizeram muitas perguntas sobre as assembleias marcadas para amanhã (7/5) e sexta-feira (8/5), que decidirão sobre a unificação do Unafisco com os sindicatos filiados à Fenafisp (Federação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil).
Após a explanação dos diretores, a DS/Itajaí ofereceu um almoço, que contou com a participação do delegado da Receita Federal do Brasil de Itajaí, José Carlos de Araújo; do inspetor do porto de São Francisco do Sul, Daltro José Cardozo, e do inspetor do porto de Paranaguá, Arthur Cezar Rocha Cazella.
Blumenau – A LOF também foi um dos temas abordados em Blumenau, localidade visitada à tarde pelos diretores Gelson Myskovsky e Ricardo Skaf. Os colegas também perguntaram sobre a implementação do reajuste em julho deste ano e sondaram quando seria feita a transposição de uma classe para outra. Os diretores do Sindicato responderam que até agora não havia nenhum sinal de que o Governo descumpriria o disposto na lei quanto à data dos reajustes, reafirmando que a DEN permanecerá vigilante.
Em Blumenau, os colegas também questionaram por que a DEN não estava sendo chamada pela Administração para discutir mudanças no Regimento Interno da RFB, já que foi enviado um notes para os Auditores-Fiscais orientando-os a debater, no âmbito das DS, propostas para o Regimento. “Respondemos aos colegas que temos interesse em participar das discussões sobre o Regimento, pois temos muito a contribuir e colaborar, e que também estranhamos essa postura da Administração”, afirmou Skaf.
Londrina – Os diretores Rogério Calil (secretário-geral) e Wagner Teixeira Vaz (Assuntos Jurídicos) participaram do “DEN nos Estados” em Londrina (PR). Inicialmente, eles falaram sobre a necessidade de a Classe lutar por suas atribuições e pelas prerrogativas do cargo. Discorreram, também, sobre a LOF e a importância dela para os Auditores-Fiscais. “Mostramos o quanto é importante defendemos as atribuições do cargo”, contou Calil.
Os diretores também falaram sobre o Projeto de Integração e Valorização e como ele pode contribuir para fortalecer o cargo do Auditor-Fiscal. Aproveitando a presença do diretor de Assuntos Jurídicos da DEN, os colegas de Londrina fizeram muitas perguntas sobre as ações jurídicas patrocinadas pelo Unafisco na defesa dos interesses da Classe, principalmente sobre a ação dos 28,86%.
Veja, abaixo, a programação do “DEN nos Estados” para os próximos dias.
Guarulhos Cumbica |
7/5 |
10h – Sede da Delegacia Sindical Local: Rua Vitor Lilla, 205 – Vila Augusta – Guarulhos/SP 14h- Sede da Delegacia Sindical Local: Av. João Jamil Zarife, s/n – Alf/AISP |
Rogério Calil, Wagner Vaz |
Porto Alegre |
11/5 |
8h30 – Auditório da Delegacia Sindical Local: Rua Luiz Afonso, 510 – Porto Alegre |
Pedro Delarue, Rafael Pillar |
Feira de Santana Camaçari |
11/5 |
9h30 – Prédio da Receita Federal do Brasil Local: Av. Getúlio Vargas, 195 – Centro – Feira de Santana 15h – Prédio da Receita Federal do Brasil Local: Av. do Contorno, s/n – Camaçari |
Dagoberto Lemos, Cláudio Damasceno |
Salvador |
12/5 |
9h30 – Ed. Receita Federal do Brasil, 5º andar – Sala de Treinamento Local: Rua Alceu Amoroso Lima, 862 – Caminho das Árvores – Salvador |
Dagoberto Lemos, Cláudio Damasceno |