Diretores visitam Belém, Macapá, Natal e Divinópolis
Os diretores do Unafisco Sindical estiveram em mais quatro cidades nesta quarta-feira (1º/4), seguindo o cronograma de visitas do projeto “DEN nos Estados”. O vice-presidente do Sindicato, Gelson Myskovsky, e o diretor suplente Cláudio Damasceno se reuniram com Auditores-Fiscais em Belém (PA) e Macapá (AP). O secretário-geral, Rogério Calil, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Wagner Teixeira Vaz, visitaram Natal (RN). Já o diretor-secretário, Ricardo Skaf, o diretor-adjunto de Administração, Maurício Zamboni, e o diretor-adjunto de Comunicação Social, Alcebíades Ferreira Filho, reuniram-se com Auditores-Fiscais de Divinópolis (MG).
O objetivo principal das visitas é discutir a LOF (Lei Orgânica do Fisco) e as atribuições dos Auditores-Fiscais, com a finalidade de mobilizar a Classe em torno das ações que têm por objetivo a valorização do cargo. Durante as reuniões, os diretores também apresentam o Programa de Integração e Valorização, que consiste no desenvolvimento de projetos de interesse dos Auditores.
Após a apresentação do Programa de Integração e Valorização, os Auditores de Belém solicitaram mais empenho do Sindicato para temas que estão na pauta da Classe. “Os Auditores destacaram que a LOF não pode ficar parada por causa de disputas internas no Sindicato. Eles também solicitaram que o Sindicato se manifeste mais em relação à MP 449, que anistia dividas de maus contribuintes”, comentou Myskovsky.
Em Natal, o debate ficou centrado no resgate da autoridade fiscal. Segundo Rogério Calil, os Auditores reconheceram que essa questão também depende da postura de cada integrante da Classe. “Os Auditores admitiram que é importante que cada um assuma as suas responsabilidades integralmente”, ressaltou Calil. O encontro contou com a presença do presidente da DS (Delegacia Sindical) Rio Grande do Norte e presidente do CDS (Conselho de Delegados Sindicais), Guilherme Cazumba.
A iniciativa da DEN foi muito elogiada em Divinópolis. Segundo Alcebíades Ferreira Filho, os trechos da minuta da LOF exibidos na apresentação do projeto tornaram o debate acalorado. “Os Auditores demonstraram muito interesse nos dispositivos da Lei Orgânica que amparam a questão da autoridade da Classe”, disse o diretor-adjunto de Comunicação Social.
O valor das diárias de viagem e a indenização de transporte também foram temas debatidos em Divinópolis. Segundo Maurício Zamboni, os Auditores mineiros também destacaram no debate os procedimentos relativos à malha fiscal. “O Auditor faz todo o trabalho e a chancela eletrônica sai em nome do delegado. Tal fato é mais um ataque às nossas atribuições”, afirmou.
As visitas prosseguem nesta quinta e sexta-feira. Confira o calendário:
Campina Grande |
2°/4 |
14h – Edifício Sede da Delegacia da Receita Federal do Brasil Local: Av. Januncio Ferreira, 680, Centro – Campina Grande |
Rogério Calil, Wagner Vaz |
João Pessoa |
3/4 |
9h30 – Sala de aula nº 3 no edifício sede do Ministério da Fazenda Local: Av. Epitácio Pessoa, 1705 – 1º andar – Bairro dos Estados – João Pessoa |
Rogério Calil, Wagner Vaz |