Diretores finalizam projeto com três reuniões
A DEN (Diretoria Executiva Nacional) se reuniu com Auditores-Fiscais de mais três localidades nesta sexta-feira (15/5) e encerrou o cronograma de visitas do projeto “DEN nos Estados”. A diretoria deu início às reuniões em Cuiabá, no dia 5 de março, e percorreu 51 localidades do país. O projeto foi idealizado com a finalidade de suscitar nas bases a discussão sobre a LOF (Lei Orgânica do Fisco), a valorização do cargo e o resgate das atribuições dos Auditores-Fiscais.
Neste último dia de apresentação do projeto, o diretor-adjunto de Seguridade Social, Jesus Brandão, e o diretor-suplente Cláudio Damasceno se reuniram com a base em Foz do Iguaçu (PR). Pela manhã, o presidente do Sindicato, Pedro Delarue, o diretor-suplente Agnaldo Neri e o diretor de Estudos Técnicos, Luiz Antônio Benedito, estiveram em Araraquara e, à tarde, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.
Segundo o presidente da DS (Delegacia Sindical) Foz do Iguaçu, Alfonso Burg, alguns Auditores já haviam manifestado o interesse em discutir a LOF, mas as conversas não foram promovidas porque não havia embasamento para abordar o assunto. “Discutir a LOF e a valorização do cargo interessa à Classe porque são temas importantes para o futuro da nossa atuação. Foi um acerto da DEN abordar esses assuntos de forma aprofundada, respaldando os argumentos por meio de leis, de modo que todos os participantes se sentiram prestigiados”, expôs Burg.
A participação em Araraquara e Ribeirão Preto foi expressiva. Os auditores se manifestaram com perguntas acerca da LOF e sobre a valorização do cargo. Segundo ressaltou Luiz Benedito, em Araraquara, um Auditor relatou que esteve em um seminário em São Paulo no qual estava presente a secretária da RFB (Receita Federal do Brasil), Auditora-Fiscal Lina Maria Vieira. Na ocasião, ela teria falado sobre a LOF. “Esta informação é importante para DEN porque demonstra que as ações do Sindicato estão ecoando na Administração”, comemorou Luiz Benedito.
Com a finalização das visitas, a DEN irá fazer um balanço de todo o projeto, compilando as sugestões recebidas em mais de dois meses para, em seguida, dar os encaminhamentos necessários. “A participação dos Auditores vai nos ajudar a direcionar ainda mais os nossos trabalhos e a fazer alguns ajustes, mas, de um modo geral, o retorno nos aponta que estamos no caminho certo”, relatou Luiz Benedito.
Santos – Segundo matéria já publicada no Boletim Informativo de sexta-feira (15/5), o “DEN nos Estados” também foi levado à cidade de Santos, no litoral paulista. Lá estiveram presentes o primeiro vice-presidente, Gelson Myskovsky, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Wagner Vaz. Confira aqui relato completo da DS/Santos sobre o encontro.