Corte de Ponto: DEN inicia ressarcimento aos filiados

A DEN (Diretoria Executiva Nacional) está tomando todas as medidas necessárias para garantir celeridade no ressarcimento dos valores arrecadados para o Fundo do Corte de Ponto da Campanha Salarial 2012. Nesse sentido, já no contracheque dos Auditores-Fiscais referente a fevereiro haverá compensação na mensalidade devida ao Sindicato, bem como o desconto de 0,1% referente à recomposição do Fundo de Mobilização autorizado pela Assembleia Nacional de 11 de julho de 2012 para  os participantes do Fundo que contribuíram com cinco das seis parcelas previstas. Essa foi uma das maneiras encontradas para devolver parte do dinheiro de maneira mais rápida e abrangente, visto que a medida vai beneficiar mais de 95% dos filiados.

A compensação por meio da não cobrança da mensalidade em fevereiro se soma à suspensão da cobrança referente à sexta e última parcela do Fundo que seria debitada no contracheque de janeiro deste ano.

Atualização – Apesar dos esforços da entidade, cabe ressaltar a necessidade de alguns procedimentos para totalização dos ressarcimentos em conta bancária. É preciso que dados bancários e cadastrais estejam devidamente atualizados para que a compensação ocorra sem transtornos.

A Diretoria disponibilizará, a partir de fevereiro, duas opções para que os filiados recebam a quantia referente ao Fundo do Corte de Ponto a que têm direito. Uma delas será o abatimento do saldo do filiado com descontos na contribuição para o Sindicato – para essa modalidade não é necessária nenhuma ação específica por parte do Auditor-Fiscal, o abatimento ocorrerá automaticamente até que a totalidade do recurso a que o filiado tem direito seja utilizado. A ideia é promover abatimentos de até 100% da mensalidade pelo tempo necessário para a equalização dos créditos.

Outra forma, será o recebimento do valor integral, por meio de parcela única, em depósito em conta bancária. Nesse caso, é imprescindível que o filiado atualize os dados junto ao Sindicato – principalmente no que diz respeito ao fornecimento de email válido, no qual a entidade confirmará o depósito. Além disso, o interessado terá de preencher um formulário que estará disponível no site do Sindifisco Nacional, na área restrita, a partir de fevereiro, e autorizar o depósito na conta-corrente fornecida. Essa medida é importante para evitar que a quantia seja encaminhada para contas que não são mais movimentadas pelo Auditor-Fiscal ou, simplesmente, erradas. Vale destacar que os filiados que não possuírem conta no Banco do Brasil, terão os custos relativos ao depósito descontados do montante total a que têm direito.

Assim que o formulário relativo à autorização para o depósito em conta da quantia referente à devolução dos valores arrecadados a título do Fundo do Corte de Ponto estiver disponível, a DEN informará a todos. 

Valores – É importante esclarecer ainda que o valor a ser percebido pelo filiado não será igual ao montante da contribuição para o Fundo. Do total disponibilizado pelo filiado, constará o desconto do que foi compensado no contracheque de janeiro e o custo que o Sindicato já teve com a restituição de corte de pontos dos Auditores que sofreram descontos em função da Campanha Salarial e um percentual não superior a 10% do saldo total (ainda em estudo) para uma provisão no caso de eventualidades, como o de cortes de pontos ainda não realizados pela Administração ou efetuados em valores superiores aos 10% acordados com a DEN (caso de descontos que ultrapassaram o limite e o excedente foi devolvido para subtração futura). Nesse último, os valores ainda não foram contabilizados no Fundo do Corte de Ponto, o que pode gerar discrepâncias nas quantias referentes ao ressarcimento.

Conteúdos Relacionados