DEN encerra viagem ao Rio de Janeiro com visita à DRF
Os diretores da DEN (Diretoria Executiva Nacional), Mário Pinho (Finanças) e Raul Cabadas Filho (adjunto de Assuntos Parlamentares e um dos coordenadores do Comando Nacional de Mobilização) encerraram a estadia na capital carioca, na quinta-feira (4/10), visitando os Auditores-Fiscais do DRF (Delegacia da Receita Federal do Brasil) do Rio de Janeiro (RJ).
Na companhia de integrantes da DS (Delegacia Sindical) local, os diretores da DEN percorreram as salas de diversas divisões da unidade e conversaram com Auditores e chefias sobre a Campanha Salarial da Classe. Também foi a oportunidade para os Auditores-Fiscais cariocas esclarecerem dúvidas sobre outros assuntos de interesse da categoria.
No que se refere à Campanha Salarial, os sindicalistas traçaram um panorama do movimento em âmbito nacional e um histórico das tratativas com o Governo, iniciadas ainda em 2011. “Mais de 90% das carreiras do serviço público que negociavam com o Executivo aceitaram o reajuste oferecido, de 15,8%, escalonado em três parcelas, mas a Classe rejeitou por entender que esse percentual significaria assimilar as perdas do passado e não repor a inflação futura”, declarou Mário Pinho.
Segundo o diretor é hora de definir novas estratégias de luta. “A Plenária dos dias 16 e 17 de outubro tem como objetivo avaliar a tentativa de negociação realizada até o momento, bem como traçar novas estratégias de mobilização".
Mário Pinho também comentou os efeitos da operação crédito zero, que vem surtindo o efeito desejado. “Ao contrário da operação-padrão que teve efeito logo após a deflagração do movimento, os resultados da operação crédito zero começaram a aparecer agora. Os números têm refletido na arrecadação, apesar de o Governo não admitir que isso esteja acontecendo”, enfatizou.
Raul Cabadas Filho repassou, de forma detalhada, os dados relativos ao resultado parcial da meta fiscal, dos meses de julho a setembro. “Sem dúvida, esses números estão chegando ao conhecimento da cúpula da Receita, por isso, temos que continuar firmes com a operação crédito zero, principalmente”, afirmou.
O diretor adjunto de Assuntos Parlamentares falou também da possibilidade da implementação da parcela extra subsídio e que o CDS aprovou a constituição de Grupo de Trabalho visando estudar tal forma de remuneração, condicionada à manutenção da paridade e do subsídio, no intuito de preparar a classe técnica e juridicamente para a discussão sobre a matéria, caso a mesma venha a ocorrer.
Durante a conversa com os Auditores, Raul Cabadas Filho respondeu perguntas relativas ao trabalho parlamentar que vem sendo desenvolvido em prol das PEC (Propostas de Emenda à Constituição) 443/09 e 555/06. A primeira trata da fixação dos subsídios das carreiras da Advocacia-Geral da União e das procuradorias dos Estados e do Distrito Federal em 90,25% do subsídio mensal fixado para os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), na qual o Sindifisco busca a inclusão dos Auditores. E a segunda propõe o fim à cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados e pensionistas.
Cabadas Filho fez breve histórico sobre a tramitação das proposições no Legislativo e completou: “O Sindifisco Nacional continua trabalhando no Congresso Nacional na defesa de matérias de interesse da Classe”.
A visita da DEN às unidades da RFB na capital carioca foi oportuna e corroborou para que os Auditores-Fiscais da localidade se interassem mais sobre as novas ações e estratégias da Campanha Salarial 2012.
Pela DS/Rio acompanharam a visita, a diretora-adjunta de Assuntos Jurídicos, Leila Souza de Barros Signorelli, e o diretor de Defesa Profissional, Luciano Rebouças. Também presente, o integrante do Comando de Mobilização Local Hélio Muylaert.
{yoogallery src=[/images/publicacoes/boletins/2012/Outubro/Bol762/DRF_Rio_de_Janeiro]}