DEN encaminha nota de repúdio ao Fonacate
O CDS (Conselho de Delegados Sindicais) deliberou, em reunião realizada no período de 29 de novembro a 1º de dezembro, pelo envio de Nota de Repúdio ao Fonacate (Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado) em razão de declarações dadas pelo presidente da Unacon (Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle) e atual presidente do fórum, Rudinei Marques, em matéria publicada no site de notícias UOL no dia 24 de novembro.
Na reportagem, que recebeu o título “Câmara diminui poder de ministério sobre auditores fiscais e entidades divergem”, Rudinei Marques forneceu informações equivocadas sobre o PL (Projeto de Lei) 5864/16, aprovado na Comissão Especial da Câmara no dia 22/11). Segundo a matéria, o projeto tira a possibilidade de o Ministério da Transparência punir servidores da Receita Federal e obriga as polícias a informar a chefia da Secretaria da Receita Federal "imediatamente" nos casos em que servidores são investigados criminalmente.
Tal reportagem foi imediatamente contestada pelo Sindifisco Nacional, que solicitou publicação, a ser veiculada no mesmo dia, de Nota elaborada pelo Sindicato com a reparação das informações.
Em cumprimento à deliberação do CDS, a DEN (Diretoria Executiva Nacional) encaminhou a Nota de Repúdio ao Fórum na quarta-feira (7/11). Ainda é importante ressaltar que a Direção Nacional já havia manifestado seu repúdio às declarações através do diretor do Sindicato, Luiz Bomtempo, na última reunião do Fórum ocorrida no 1º de dezembro.