DEN e Frente do Fisco homenageiam mulheres no Congresso
O Sindifisco Nacional, em ação conjunta com a Frente Parlamentar em Defesa do Fisco, distribuiu 600 rosas na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O ato foi coordenado pela Diretora de Relações Internacionais e Intersindicais do Sindicato, Juliana Simas de Macedo, pelo presidente da Febrafite (Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais), Roberto Kupski, e pelo presidente do Sindifisco/DF e vice-presidente da Fenat (Federação Nacional dos Auditores Fiscais das Administrações Tributárias Federal, Estaduais e Distrital), Rubens Roriz. O deputado Cabo Sabino (PR/CE), que preside a Frente, participou da ação.
A entrega das flores, além de homenagear as mulheres, foi também uma oportunidade para divulgar o trabalho da Frente Parlamentar e convidar deputadas a aderirem às discussões de interesse do Fisco. Diversos parlamentares foram abordados, em especial as deputadas. Ao entregarem a rosa, os congressistas também recebiam um folheto, no qual estão elencados temas importantes que são objeto de discussão da Frente.
“Esse foi um momento para homenagear as mulheres, mas foi também principalmente uma ocasião em que se pode entregar um material, através do qual, novamente, tratamos sobre a importância da PEC 186/07, que prevê a edição da LOF e também esclarecemos dúvidas quanto ao Bônus de Eficiência”, comentou a diretora.
O deputado Cabo Sabino falou sobre a importância do dia e da participação das mulheres na Frente Parlamentar. “A data é importante para as mulheres em todo o mundo e, para a Câmara dos Deputados, onde as mulheres alcançam números cada vez mais significantes, mas ainda aquém da proporcionalidade. A Frente milita em todos os sentidos, não apenas na questão trabalhista e sindical, mas trabalha pelo fortalecimento do Fisco de uma forma geral e as mulheres, claro, tem um papel fundamental nesta discussão”, ressaltou o deputado.
A deputada Flávia Morais foi uma das parlamentares abordadas. Em sua avaliação, um dos grandes desafios da bancada feminina no Congresso Nacional, hoje, é aumentar a participação das mulheres. “Aqui, a nossa bancada é pequena; menos de 10% dos parlamentares são mulheres, apesar de ser uma bancada unida que tem lutado para mudar essa realidade, com a certeza de que não representamos a minoria da população”, pontuou a parlamentar.
Atualmente, 52 mulheres integram o parlamento brasileiro, destas, somente 19 são signatárias da Frente em Defesa do Fisco.
O presidente da Febrafite, Roberto Kupski, ressaltou que a homenagem não se restringia às parlamentares. “O Fórum Fisco vem homenagear, também todas as Auditoras Fiscais do Brasil”, resumiu.
Já o presidente do Sindifisco/DF e da Fenat (Federação Nacional dos Auditores Fiscais das Administrações Tributárias Federal, Estaduais e Distrital), Rubens Roriz acrescentou que a ocasião foi muito importante para demonstrar a importância desse momento para aprovação da PEC 186/07. “A PEC está na pauta no Congresso há sete aos e não conseguimos vê-la na pauta de votação do Plenário, ficou demonstrado para cada deputado aqui abordado a importância desta questão”, destacou Rubens Roriz.
O deputado Paulo Teixeira (PT/SP) ressaltou que o Dia Internacional da Mulher é importante para reflexão. “Mais da metade da composição de gênero no país é de mulheres, mas elas ainda não têm as mesmas oportunidades no mercado de trabalho e os espaços de poder e no parlamento. Temos que lutar pela paridade”, enfatizou o parlamentar.
Autor de um projeto de lei que propõe a punição do feminicídio com mais rigor, o deputado Lincoln Portela (PRB/MG) falou sobre sua proposta e ainda sobre a colaboração da bancada feminina em seu trabalho. “A proposição trata do aumento da pena para quem pratica o feminicídio. Apesar de ser um projeto proposto por mim, houve um trabalho intenso da bancada feminina que fez a diferença”, finalizou.
Atos, como o desta quarta-feira, objetivam dar mais visibilidade à Frente Parlamentar em Defesa do Fisco e, nesta linha, outros eventos já estão sendo preparados para dar continuidade à discussão de temas relevantes para o fisco, no parlamento.
{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2017/03-marco/Bol1851/galerianova/]}