DEN e DS/SP debatem reformulação da Defis com Auditores

O presidente da DEN (Diretoria Executiva Nacional), Pedro Delarue, o presidente e o 1º vice-presidente da DS (Delegacia Sindical) São Paulo, Rubens Nakano e Osvaldo Martins, respectivamente, se reuniram, na sexta-feira (16/8), com os Auditores-Fiscais lotados na Defis (Delegacia da Receita Federal do Brasil de Fiscalização) para discutir as mudanças e as reformulações que a Administração pretende fazer na unidade. 

Durante sua fala, Delarue repassou à Classe as informações obtidas na reunião com o superintendente da 8ª RF (Região Fiscal), Auditor-Fiscal José Guilherme Vasconcelos, realizada na manhã do mesmo dia, na qual falaram sobre a fusão entre a IRF (Inspetoria da Receita Federal do Brasil) e a Divisão de Indústria da Defis, que resultaria no surgimento da Delegacia de Comércio Exterior, e também sobre a criação de uma delegacia completa de PF (Pessoa Física), englobando a Divisão de PF da Defis, a Malha Fina e parte da Derat.

O delegado da Defis, Auditor-Fiscal Roberto Kasai, também presente no encontro, informou que chefes e supervisores da Defis formaram uma comissão para redigir uma moção onde expressarão formalmente o desejo de serem recebidos pelo superintendente a fim de que possam  ser esclarecidos sobre as motivações técnicas das mudanças, que afetam diretamente a maior delegacia de fiscalização do país.

Kasai se colocou à disposição para repassar as informações assim que tomar conhecimento a fim de que as ações fiquem mais transparentes. “Acho que a transparência seria a melhor forma de conduzir o processo. Me disponho a ser o mais transparente possível dentro daquilo que eu vier a tomar conhecimento”, afirmou o delegado.

Os 55 colegas presentes na reunião expressaram um sentimento de desrespeito por parte da Administração, que não expôs com clareza os motivos técnicos que resultaram nas mudanças e alijaram os Auditores-Fiscais do processo, submetendo-os a todo tipo de boatos.

Depois de um intenso debate, foi proposta e aceita pelos Auditores-Fiscais a criação de uma comissão instituída na Defis que formulará questionamentos a serem esclarecidos pelo superintendente. Por parte da DEN, ficou acertado que a diretoria levará, após os esclarecimentos do superintendente, as motivações e questionamentos dos colegas da Defis que ainda persistirem até o secretário da RFB, Auditor-Fiscal Carlos Alberto Barreto.

Conteúdos Relacionados