DEN e Diretoria da DS/SP reúnem-se com superintendente da 8ª RF
Na segunda-feira (23/7), a DEN (Diretoria Executiva Nacional) e a diretoria da DS (Delegacia Sindical) São Paulo do Sindifisco Nacional participaram de reunião com o superintendente da 8ª Região Fiscal, Auditor-Fiscal José Guilherme Antunes Vasconcelos, para discutir sobre a iniciativa do superintendente de remanejar Auditores Fiscais para suprir déficits de grau de lotação em unidades da RFB (Receita Federal do Brasil) em São Paulo.
A reunião que ocorreu no edifício-sede do Ministério da Fazenda, em São Paulo, contou com a participação do secretário-geral da DEN, Ayrton Eduardo de Castro Bastos; do presidente e do 1º vice-presidente da DS/SP, Rubens Nakano, e Osvaldo Garcia Martins; e do diretor de Comunicação Social da DS/SP, Walter Cestaro.
No diálogo, Ayrton Bastos destacou que um dos motivos de solicitação da audiência foram as reclamações de Auditores que atualmente desempenham suas funções em outras unidades da RFB, notadamente nas zonas de fronteira, mas têm como origem o estado de São Paulo e se consideram prejudicados com a iniciativa da Superintendência.
Por sua vez, o superintendente comentou que, inicialmente, se inscreveram 280 Auditores-Fiscais e Analistas Tributários. Porém, conforme a evolução do processo, alguns elementos de filtragem tais como, a falta de três anos de exercício por parte de alguns, o baixo grau de lotação da unidade a que pertence o interessado na remoção em relação ao destino pretendido, a pouca disposição do administrador local da lotação do pretendente em sua liberação frente às próprias dificuldades em relação a pessoal, bem como a desistência de candidatos, o que reduziu a expectativa inicial para apenas oito (no caso de Auditores-Fiscais) em condições de remoção no estágio atual do processo.
Ayrton Bastos destacou ainda que a carência de pessoal na RFB é geral e que ações pontuais, como a desenvolvida pela 8ª RF, além de não resolverem o problema, criam um sentimento de injustiça em relação às expectativas daqueles que estão ansiosos pela possibilidade de voltar aos locais de origem. O sindicalista sugeriu ao superintendente o adiamento da finalização do concurso interno para depois da realização do concurso nacional de remoção.
José Guilherme afirmou que esse concurso interno não terá o condão de prejudicar o próximo concurso de remoção para São Paulo, uma vez que o grau de lotação continuará extremamente baixo, independentemente do número de remoções efetivadas no certame em curso.
Também estiveram presentes na reunião o superintendente adjunto da 8ª Região Fiscal, Auditor-Fiscal Fábio Kirzner Ejchel; o chefe da Disit (Divisão de Tributação) da 8ª RF; a chefe da Digep (Divisão de Gestão de Pessoas) da 8ª Região Fiscal; e chefe do financeiro da 8ª Região Fiscal.
Campanha Salarial – Ayrton Bastos realçou o importante papel do Auditor-Fiscal na modernização do sistema de arrecadação de tributos federais, bem como no desenvolvimento de novas tecnologias para a consecução do objetivo, o que vem possibilitando o constante incremento, apesar da crescente deficiência de pessoal.
O secretário-geral do Sindicato solicitou ao superintendente e demais administradores a compreensão sobre o momento crítico da atual Campanha Salarial e o apoio às ações da categoria que visem à correção da atual distorção remuneratória.