DEN e CFN participam de solenidade de posse em Brasília

Diante de autoridades do Judiciário, do Legislativo, do Executivo, de sindicalistas e filiados, a DEN (Diretoria Executiva Nacional) e os integrantes do CFN (Conselho Fiscal Nacional) do Sindifisco Nacional eleitos para o biênio 2014/2015 tomaram posse na noite de quarta-feira (12/2), em Brasília.
Após a leitura do termo de posse, feita pelo presidente da CEN (Comissão Eleitoral Nacional) Auditor-Fiscal Shiguemassa Iamasaki, os ocupantes dos cargos foram nomeados, um a um, e posicionados em frente à mesa de autoridades. Na sequência, o presidente eleito do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, e a 1ª titular do CFN, Ivone Marques Monte, assinaram o termo de posse.

Ao transmitir o cargo, o ex-presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, fez um histórico dos seis anos à frente do Sindifisco Nacional, considerado um dos maiores e mais importantes da América Latina, falou dos desafios enfrentados, agradeceu a confiança da Classe depositada ao longo dos anos, do empenho dos diretores que integraram sua gestão, além do corpo funcional do Sindicato, que contribuiu para o engrandecimento da entidade. O sindicalista desejou sorte aos novos integrantes dos cargos da DEN e do CFN e reiterou a plena confiança na capacidade do grupo de superar os desafios que virão.

Nova gestão – O novo presidente da entidade, Cláudio Damasceno, destacou em seu discurso o espaço que o Sindifisco Nacional ganhou nos últimos anos no cenário nacional como formulador de propostas e disseminador de estudos sobre questões nacionais que envolvam a expertise dos Auditores-Fiscais no que diz respeito a temas de tributação.

A Campanha Imposto Justo, de inciativa do Sindicato, e a defesa constante na mídia da correção da tabela do IR (Imposto de Renda) como forma de elevar seu compromisso com a sociedade também foram exemplos lembrados por Damasceno.

Nas questões corporativas, muitos desafios foram listados para os próximos dois anos. Dentre eles, a LOF (Lei Orgânica do Fisco), a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 555/06, o cumprimento de pendências assumidas e não cumpridas pelo Governo Federal quando do último acordo salarial assinado em 2012 e a questão remuneratória.

“Sabedores das suas responsabilidades e da importância do cargo para o Estado brasileiro, os Auditores-Fiscais não aceitarão passivamente a continuidade dessa situação a que estão submetidos. A DEN envidará todos os esforços não só pela reposição das perdas inflacionárias, mas também pela implementação de uma nova tabela remuneratória que contemple um salário inicial condizente com as expectativas e a importância dos Auditores-Fiscais”, disse Damasceno.

O sindicalista também reservou um momento para agradecer o ex-presidente, Pedro Delarue, e elogiar “sua determinação e honestidade, aliadas a uma rara capacidade de articulação. Essa habilidade e esses princípios foram fundamentais para as grandes vitórias que tivemos nos últimos anos”, argumentou.

O presidente reiterou a necessidade de iniciar, nos próximos dias, uma campanha salarial na qual o Sindicato espera receptividade e sensibilidade do Governo nos pleitos da categoria e disse que a entidade continuará apostando no diálogo e na negociação sem abrir mão dos instrumentos de pressão da classe trabalhadora.

Participaram da solenidade, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves;  o superintendente da 1ª RF (Região Fiscal), Auditor-Fiscal José Oleskovicz; o prefeito municipal de Casa Branca (SP), Auditor-Fiscal Ildebrando Zoldan; o secretário-executivo da CGU (Controladoria Geral da União), Carlos Higino; o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa; o senador Rodrigo Rollemberg (PSB/DF); o senador Paulo Paim (PT/RS); o líder do Governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP); o deputado federal Chico Lopes (PCdoB/CE); o deputado federal Assis Carvalho (PT/PI); o deputado federal João Campos (PSDB/GO); o deputado federal Policarpo (PT/DF); o deputado federal Dr. Grilo (PSL/MG); o deputado federal Welinton Prado (PT/MG); o subsecretário de Gestão Corporativa, Auditor-Fiscal Marcelo de Melo Souza, representando o secretário da RFB (Receita Federal do Brasil), Auditor-Fiscal Carlos Alberto Barreto; o comandante do VI Comar (Comando Aéreo Regional) major brigadeiro Antônio Carlos Moretti Bermudez; o presidente do Sindicato dos Auditores da Receita do Distrito Federal, Rubens Roriz da Silva; o diretor de Documentação do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Antônio Augusto de Queiroz.

Dentre as lideranças sindicais, o presidente da Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital) e diretor de Política Salarial e Assuntos Econômicos da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) Manoel Isidro dos Santos Neto; o presidente do Mosap (Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas), Edson Haubert; a presidente do Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho), Rosa Maria Campos Jorge; o presidente da Febrafite (Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais), Roberto Kupski; o presidente da Aner (Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais), Paulo Rodrigues Mendes; a presidente da Anfip (Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), Margarida Lopes de Araújo; o presidente da Unafisco Associação Nacional, Amilton Lemos; e o presidente do Unacon Sindical (Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle), Rudinei Marques, e o presidente do Sinal (Sindical Nacional dos funcionários do Banco Central), Daro Marcos Piffer.

Confira abaixo algumas fotos do evento e visite a página do Sindicato no Facebook para visualizar outras imagens.

{yoogallery src=[/images/publicacoes/boletins/2014/02-Fevereiro/Bol1095/Posse/]}

Conteúdos Relacionados