DEN articula mobilização com Auditores no sul
Os Auditores-Fiscais lotados no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), receberam a visita dos diretores da DEN (Diretoria Executiva Nacional), Gelson Myskovsky Santos (Adjunto de Administração) e Vilson Romero (Defesa da Justiça Fiscal e da Seguridade Social), no dia 20 de abril.
Os sindicalistas debateram as diversas alternativas da Campanha Salarial e analisaram as estratégias de mobilização para a unidade. “Trabalhamos no limite de nossa capacidade para manter as metas de crescimento do Governo e, no entanto, não recebemos a contrapartida de ter, ao menos, a reposição das perdas inflacionárias. Estamos sem reajuste há mais de três anos”, disse Gelson Myskovsky.
O Sindifisco Nacional considera as perdas severas para os Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil). Sem contar as péssimas condições de trabalho, que têm resultado em um grande número de licenças por conta de estresse, depressão e outras doenças.
Os diretores da DEN verificaram que em algumas unidades do Rio Grande do Sul, por exemplo, alguns Auditores, além de dar conta de sua alta carga de trabalho, têm auxiliado as Procuradorias em algumas demandas consideradas de alta complexidade, mas que não cabem à RFB. Uma denúncia que pretendem levar ao conhecimento da Administração e da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda.
O diretor-adjunto de Administração, Gelson Myskovsky falou sobre como outras unidades do país estão se articulando para engrossar a mobilização. Já Vilson Romero, também presidente da DS (Delegacia Sindical) Porto Alegre, convocou os Auditores do Teca (Terminal de Cargas do Aeroporto) a comparecerem ao prédio do Ministério da Fazenda, conhecido como Chocolatão, no dia 25 de abril, para um ato promovido pela Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal).
O sindicalistas também convocou a Classe para o dia 9 de maio, quando deverá haver outro ato de mobilização, dessa vez próprio da categoria. “Em relação à remuneração, estamos em vigésimo primeiro lugar comparados aos fiscais estaduais, precisamos demonstrar ao Governo Federal nossa indignação com essa falta de reconhecimento”, disse Vilson Romero.
O Teca tem 26 Auditores divididos no desembaraço de importação, exportação e bancada do aeroporto. De acordo com dados da Infraero, nos três primeiros meses de 2012, o Teca teve o maior volume dos últimos seis anos de carga exportada para o período, correspondendo a 1.820 toneladas, e bateu recordes históricos, com 2.780 toneladas de carga importada.