DEN divulga indicativos para Assembleia do dia 12
A DEN (Diretoria Executiva Nacional) divulgou na quinta-feira (8/8) as Considerações e os Indicativos da Assembleia Nacional Extraordinária marcada para o dia 12 de agosto. Na oportunidade, a Classe vai deliberar sobre uma mobilização conjunta com a Frasur (Federação dos Funcionários da Arrecadação Fiscal e Aduaneiros do Mercosul), da qual o Sindifisco Nacional é parte integrante, que propõe uma paralisação internacional de advertência por parte das unidades aduaneiras de todos os países que fazem parte da entidade (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai).
O ato será uma forma de protesto ao desmonte das Aduanas nesses países. Se aprovada a manifestação (indicativo 1), ela ocorrerá simultaneamente nas unidades aduaneiras desses países das 12h (horário de Brasília) as 14h, no dia 14 de agosto. As unidades não-aduaneiras da RFB deverão, em solidariedade ao protesto, realizar também paralisação de duas horas em horário a ser estabelecido localmente.
Por conta dos sucessivos ataques desferidos contra a Aduana Brasileira no decorrer dos anos, a DEN entende que o momento necessita de uma pronta intervenção dos Auditores-Fiscais. Por isso, o CDS, a DEN e o CNM (Comando Nacional de Mobilização) entendem ser fundamental que os Auditores participem deste protesto conjunto, como forma de dar início a um movimento pela defesa da Aduana Brasileira, e por consequência, pelas atribuições da Classe e pela soberania nacional.
No indicativo 2, a categoria vai deliberar sobre a utilização do Fundo de Mobilização para a confecção do material (bótons e adesivos) a ser utilizado na mobilização. A DEN também encaminha favoravelmente pelo indicativo.