DEN discute Campanha Salarial com Auditores de Contagem

A DEN ( Diretoria Executiva Nacional) e o CNM (Comando Nacional de Mobilização) voltaram a se reunir com a base para discutir a continuidade da mobilização em prol da Campanha Salarial. Na segunda-feira (24/9), o diretor-adjunto de Administração, Gelson Myskovsky; o adjunto de Assuntos Jurídicos, Luiz Henrique; e o coordenador do CNM, Eduardo Tanaka, estiveram reunidos com os Auditores-Fiscais lotados na DRF ( Delegacia da Receita Federal do Brasil) Contagem (MG).

A reunião contou com a presença do delegado da unidade, Auditor- Fiscal Orlando Soares, e da vice-presidente da DS (Delegacia Sindical) Belo Horizonte, Vânya Paiva. Eduardo Tanaka informou a todos que o foco da mobilização neste momento é a intensificação da operação crédito zero. O CNM elaborou um caderno com orientações para o procedimento dividido por setores. A publicação esta disponível no site do Sindifisco Nacional.

O caderno é um resultado dos diversos encontros técnicos ocorridos nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Salvador (BA) e Foz do Iguaçu (PR). O CNM disponibilizou o email do comando para o envio de sugestões de procedimentos, pois o caderno de orientações é constantemente revisado de acordo com a particularidade de cada unidade da RFB ( Receita Federal do Brasil).

Sobre as perdas salariais contabilizadas, Gelson Myskovsky destacou que de 2008 até agora a Classe já teve uma perda da monta de R$ 180 mil, segundo levantamento elaborado por um Auditor- Fiscal lotado em Itajaí (SC). "A Classe, por uma questão moral, não podia aceitar o reajuste apresentado pelo Governo, pois a proposta era nefasta e sequer recompunha as perdas inflacionárias passadas", comentou.

Myskovsky fez uma retrospectiva da Campanha desde a decisão de se unir a outras carreiras até o último não que os Auditores-Fiscais disseram ao Executivo " Quando repudiamos a proposta optamos pela luta. O Governo tem nos tratado como mão de obra de uma fábrica de sapatos, mas se eles querem um milhão de sapatos como meta, então que nos reconheça. O sentimento que vejo na minha base é de ânimo zero", comentou.

Durante a reunião, houve uma discussão acerca da queda da arrecadação federal e sobre como a operação crédito zero tem influenciado os números. Os dados gerenciais dos meses de julho e agosto comparados a igual período dos dois últimos anos apontam para a eficácia da mobilização do Auditores-Fiscais.

Corte de ponto – O diretor de Assuntos Jurídicos da DEN, Luiz Henrique, esclareceu à base sobre como devem proceder os Auditores-Fiscais que ainda padecem com os efeitos funcionais da greve de 2008.

Sobre o corte de ponto da mobilização deste ano, Luiz Henrique informou que o Sindicato ingresssará com ações na Justiça para tentar impedir a cobrança ou reverter o corte já efetuado. "A própria lei 8.112 determina que, no caso de corte de ponto, o servidor deve ser notificado e deve ser dada a ele a oportunidade de ter o valor parcelado. Vamos requerer que a Administração assim proceda", informou.

Todas as dúvidas sobre a continuidade da mobilização, bem como sobre as possibilidades de o Governo ainda incluir a categoria no rol das carreiras que terão reajuste em 2013, foram esclarecidas. É consenso que a mobilização dos Auditores-Fiscais está além do controle do Sindicato, porque já é um movimento de indignação pessoal de cada Auditor, que tem ânimo zero diante da falta do reconhecimento do quão importante é o seu valor para a funcionamento do Estado.

O cronograma de reuniões com a base terá continuidade nesta terça-feira (25/9), com visitas aos Auditores de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE). Ao final da reunião foi relembrado aos Auditores- Fiscais que as inscrições para a Plenária Nacional, que acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro, em Brasília, estão abertas até esta terça- feira (25/9).

Importância econômica – O município de Contagem é reconhecido pela quantidade de indústrias que possui. O conglomerado, denominado como Cidade Industrial, reúne indústrias de renome como Magnesita, Belgo-Arcelor, Magoteaux, CEMIG, FIAT allis, Vilma Alimentos, entre outras.

Conteúdos Relacionados