DEN debate aposentadoria em TV gaúcha
O diretor de Defesa da Justiça Fiscal e da Seguridade Social da DEN (Diretoria Executiva Nacional), Vilson Romero, ressaltou a situação superavitária do sistema de Seguridade Social brasileiro, que registrou mais de R$ 77 bilhões de resultado positivo em 2011. A manifestação ocorreu durante debate promovido pelo programa Democracia, apresentado pela TV Assembleia, canal 16 da Net no RS, exibido na noite de segunda-feira (11/6).
Romero ressaltou o caráter privatizante da nova estrutura de aposentadoria dos servidores aprovada pelo Governo Federal para o funcionalismo da União e já implementada nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Segundo o diretor da DEN, a criação dos fundos de pensão para cobrir os benefícios acima do teto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) desloca a contribuição do funcionário para a incerteza do mercado. "Além de ser um instrumento de evasão do serviço público e desagregador das diversas categorias, em especial das Carreiras Típicas de Estado", conclui Vilson Romero.
O programa Democracia é apresentado pelo jornalista Batista Filho. Também participaram do debate o desembargador Eduardo Uhlein, diretor de Previdência da Ajuris (Associação dos Juízes – RS) e representante da União Gaúcha em Defesa da Previdência Pública, e José Reis, ex-diretor-geral do Departamento de Previdência de Porto Alegre (Previmpa) e representante da Câmara Temática de Previdência do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul.