DEN cobra Superintendência da 6ª RF sobre DRF/BH
Na segunda-feira (3/6), a convite da Diretoria da DS (Delegacia Sindical) Belo Horizonte, o 2º vice-presidente do Sindifisco Nacional, Sérgio Aurélio Velozo Diniz, participou de uma reunião com o superintendente da 6ª RF (Região Fiscal), Auditor-Fiscal Hermano Lemos de Avellar Machado. Na pauta, foi discutida a possível existência de assédio moral na DRF (Delegacia da Receita Federal do Brasil) Belo Horizonte.
Durante a reunião, o superintendente comentou a decisão da delegada da DRF/BH, Auditora-Fiscal Regina Célia Batista Cordeiro, de colocar uma Analista-Tributária para chefiar 13 Auditores-Fiscais oriundos da Previdência Social, na área de parcelamento da Delegacia.
“Na opinião do Sindifisco Nacional, isso é uma afronta às atribuições e às prerrogativas do cargo de Auditor-Fiscal. Mesmo porque, em hora alguma, nenhum Auditor foi convidado a exercer a função em questão”, contestou Sérgio Aurélio Velozo Diniz.
É importante ressaltar que a DEN (Diretoria Executiva Nacional) repudia veementemente essa decisão. “De duas, uma. Ou os Auditores estão em desvio de função ou subaproveitados, ou a Analista está ocupando uma função que é vedada a ela ocupar. Além disso, as próprias práticas da chefe da DRF configuram-se em provável assédio moral”, resume o vice-presidente.
O superintendente da 6ª RF admitiu ser estranho o fato de Auditores serem chefiados por uma Analista em uma função típica de Auditor-Fiscal, mas não assumiu uma posição claramente contrária como é de se esperar da Administração. Hermano sugeriu ainda que a questão fosse resolvida com a própria delegada.
O Sindifisco Nacional procurou a delegada, que atualmente está em viagem a serviço, e vai, assim que possível, solicitar uma reunião para tratar dessa questão. A DEN vai continuar a lutar intensamente pela dignidade e pela defesa das prerrogativas e atribuições da Classe em todo o Brasil e, em especial, por uma solução rápida ao caso registrado na DRF/BH.
Também participaram da reunião o presidente da DS-BH, Luiz Sérgio Fonseca Soares, a vice-presidente, Wânia de Fátima Paiva, o secretário-geral, Francisco Lyra Júnior, a presidente da Anfip-MG, Ilva Maria Franca Lauria, e o vice-presidente, Afonso Ligório de Faria.