Diretoria cobra de secretário da RFB solução para Manaus
Em reunião com o secretário da RFB (Receita Federal do Brasil), Auditor-Fiscal Carlos Alberto Barreto, na terça-feira (15/5), o presidente e o segundo vice-presidente do Sindifisco, Pedro Delarue e Sérgio Aurélio Velozo Diniz, assim como o secretario- geral, Ayrton Eduardo de Castro Bastos, cobraram uma solução imediata para o problema enfrentado nas unidades da RFB de Manaus, onde tanto o prédio da Aduana quanto o da DRF (Delegacia da Receita Federal) foram invadidos pelas águas da cheia.
“Não há mais condições de funcionamento nesses prédios. É preciso providenciar um novo lugar para a Aduana funcionar. Não podemos continuar trabalhando em uma estrutura tão precária que coloca em risco a saúde dos servidores e dos contribuintes”, relatou Sérgio Aurélio.
O vice-presidente do Sindicato também informou que uma assembleia conjunta entre os Auditores e os demais servidores da Casa está marcada para sexta-feira (18/5), quando deverá ser definida a suspensão das atividades, devido às precárias condições de trabalho.
Barreto explicou que a RFB está preocupada com a estrutura dos prédios, não só de Manaus. Diante disso, um projeto de reforma de várias as unidades, o Projeto Pilar, já foi concluído e está ligado diretamente ao gabinete do secretário. O projeto deverá ser apresentado em breve para o Sindifisco Nacional. Mas ciente da urgência da situação, Barreto se comprometeu a conhecer melhor o problema e, se for o caso, buscar uma solução emergencial.
Aduana – Ayrton Eduardo ainda questionou o secretário a respeito dos rumores de separação da Aduana da RFB. “Aqui no Ministério da Fazenda, esse assunto nunca foi discutido”, respondeu categoricamente Barreto.