DEN busca apoio para envio do PL do reajuste ao Congresso Nacional
O Sindifisco Nacional tem envidado todos os esforços possíveis para que Governo dê celeridade ao envio do PL (Projeto de Lei) que trata do reajuste dos Auditores Fiscais ao Congresso Nacional. Na noite de terça-feira (14/06), o presidente Cláudio Damasceno; e sua vice-presidente Maria Cândida Capozzoli; se reuniram com os deputados José Carlos Aleluia (DEM/BA); e Gabriel Guimarães (PT/MG) com o objetivo de pedir apoio aos congressistas em prol do pleito da categoria.
A diretora de Assuntos Parlamentares, Maíra Giannico acompanhou as duas reuniões. Ao deputado José Carlos Aleluia, Damasceno destacou que o acordo que culminou com desfecho da Campanha Salarial foi assinado em março deste ano e que, no entanto, passados quase três meses, o Governo ainda não cumpriu sua a parte. O presidente também discorreu sobre detalhes do Bônus de Eficiência e sobre a disposição da Classe para retomar o movimento reivindicatório.
“A reunião teve como objetivo trazer ao deputado informações e esclarecer sobre a Campanha Salarial dos Auditores Fiscais, sobre o termo de acordo que foi assinado com Governo e, principalmente, trazer informações a respeito do Bônus de Eficiência. Também informei sobre a retomada da nossa mobilização e da disposição dos Auditores Fiscais em colaborar com ajuste fiscal, mas também querendo o respeito e o reconhecimento por parte do Governo e a sensibilidade os parlamentares quando o projeto para cá for enviado”, explicou Damasceno.
O deputado José Carlos Aleluia foi receptivo aos argumentos da Classe e declarou seu apoio à uma remuneração justa para categoria e à paridade. “A remuneração tem de ser compatível com as carreiras de Estado, e não é. Tenho que dizer também que é fundamental prezar pela paridade”, destacou o parlamentar.
Sobre o Bônus de Eficiência, José Carlos Aleluia disse ser favorável ao “adicional”, mas alegou ter restrições quanto ao seu financiamento. De de qualquer forma, confirmou que continuará as discussões sobre este ponto quando o projeto chegar à Casa.
A segunda reunião, com deputado Gabriel Guimarães contou com a participação das Auditoras Fiscais Amanda Dutra (chefe da fiscalização aduaneira da Inspetoria da REceita Federal, em Belo Horizonte); e Tatiana Areas da Copol (Coordenação de Programação e Logística).
Além e expor a insatisfação da Classe quanto à demora no envio do PL ao Legislativo, Damasceno o informou sobre a Assembleia Nacional que acontece nesta quarta-feira (15/6), quando os Auditores Fiscais deliberam sobre o retorno da mobilização e ainda sobre quais ações deverão ser adotadas, caso o Governo continue inerte e não apresente resposta à Classe.
Gabriel Guimarães demonstrou pleno apoio ao conteúdo do acordo fechado com Governo. “Mais que um pedido de apoio, eu recebo aqui os Auditores fiscais apresentando os resultados de seu trabalho, apresentando tudo aquilo que pode ser proporcionado com a valorização de uma carreira tão nobre como esta”.
Após escutar as argumentações apresentadas pelo presidente Cláudio Damasceno e pela vice, Maria Cândida, o deputado imediatamente ligou para deputado André Moura (PSC/MG), líder do Governo na Câmara, a quem solicitou audiência para tratar do pleito dos Auditores Fiscais.