DEN apresenta Imposto Justo à UNE
O projeto de lei de iniciativa popular do Imposto Justo foi apresentado durante o 53º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), realizado realizado em Goiânia (GO), de 29/5 a 2/6. Na ocasião, o secretário-geral do Sindifisco Nacional, Ayrton Eduardo de Castro Bastos, e o presidente da DS (Delegacia Sindical) São Paulo, Rubens Nakano, apresentaram a proposta que visa maior justiça fiscal e tributária.
Dentro do painel “Enfrentamento às Desigualdades X Concentração de Renda e Propriedade no Brasil” os sindicalistas fizeram um relato sobre a não tributação da distribuição dos lucros e dividendos – extinta desde 1996 – e a defasagem da correção da tabela do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) em relação à inflação, sendo um fator a contribuir para a concentração da renda no Brasil.
Rubens Nakano destacou a importância do envolvimento dos jovens na campanha, tendo em vista a sua energia e vontade de participação nos movimentos sociais que visam um futuro melhor para o nosso país. "Acredito firmemente no engajamento de vocês para a obtenção das assinaturas necessárias para a apresentação, junto ao Congresso Nacional, do projeto do Imposto Justo”, disse.
Ayrton Eduardo explicou sobre a opção pelo projeto de iniciativa popular justamente para que haja um debate prévio com a sociedade, de modo que, ao chegar ao Congresso Nacional, a proposta tenha força para tramitação e não seja mais uma a ser “engavetada” por contrariar interesses dos detentores da riqueza.
O secretário-geral aproveitou a oportunidade para conclamar os estudantes a se engajarem nesta campanha. "Vocês estão na iminência de entrar para o mercado de trabalho e, bem provavelmente, já no primeiro emprego, se tornarão contribuintes para o Imposto de Renda, tendo em vista que rendimentos a partir de 2,5 salários mínimos já incidem na tabela deste imposto. Mas os grandes capitalistas continuam isentos enquanto pessoas físicas. Esta é uma oportunidade ímpar para mudarmos esta situação, efetivar uma real redistribuição de renda e tornar a tributação um pouco mais justa neste país”.
Assine para mudar – Acesse o hotsite da campanha e contribua com a sua assinatura. No canto direito da página constam os espaços para preenchimento de dados necessários (nome e endereço) e para consulta do título de eleitor no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A partir do endereço eletrônico também é possível fazer a impressão do formulário de assinatura. Assim, todos podem mobilizar amigos e familiares em prol dessa ideia. Ao acessar o hotsite, além de apoiar o Projeto o internauta tem acesso a uma calculadora que simula quanto ele perde da sua receita com a defasagem da tabela do IR. Também poderão ser conferidas matérias explicativas sobre os benefícios do Imposto Justo e a repercussão da imprensa sobre o assunto.